Lucas Barros Dias da Silva se formou em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 2025
Aos 20 anos, Lucas Barros Dias da Silva concilia a formação acadêmica com o trabalho no setor público e a participação em iniciativas voltadas ao desenvolvimento tecnológico de Cianorte.
Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Paranaense (Unipar) em 2025, ele retornou à instituição para cursar Direito e, atualmente, está no segundo período da graduação.
A trajetória de Lucas na área de tecnologia começou ainda durante a formação universitária.
De acordo com ele, o curso ofereceu os conhecimentos necessários para o início da vida profissional e ampliou sua percepção sobre as possibilidades de utilização da tecnologia em diferentes setores da sociedade.
“Foi fundamental para minha trajetória. Os conhecimentos adquiridos na Unipar me deram uma base sólida e me prepararam para o mercado de trabalho, além de despertarem em mim uma visão mais ampla sobre a tecnologia e seu potencial para transformar a realidade”, afirma.
Depois de concluir a graduação, Lucas passou a atuar na Prefeitura de Cianorte, onde trabalha como assessor na Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A função permitiu que ele acompanhasse projetos, debates e ações relacionados ao ecossistema de inovação do município.
Participação no Conselho
Antes de assumir a presidência do Conselho de Inovação de Cianorte, Lucas já participava das atividades desenvolvidas pelo órgão. Ele atuava como secretário e acompanhava as discussões sobre ciência, tecnologia, empreendedorismo e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do município.
“A oportunidade surgiu por meio da Prefeitura de Cianorte, onde atuo como assessor na Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação. Já acompanhava e participava das ações do Conselho e, quando surgiu a oportunidade de assumir a presidência, aceitei o desafio com muita responsabilidade e entusiasmo”, conta.
Para o jovem, assumir a função representa tanto uma responsabilidade quanto a possibilidade de colaborar diretamente com o desenvolvimento de Cianorte.
O trabalho envolve o diálogo com representantes do poder público, instituições de ensino, empresas, profissionais da área tecnológica e integrantes da sociedade civil.
“É uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma oportunidade muito especial de contribuir para o desenvolvimento de Cianorte. Meu objetivo é sempre buscar o melhor para a cidade, fortalecendo o ecossistema de inovação e criando novas oportunidades por meio da ciência, tecnologia e inovação”, diz.
O bom filho a casa torna
Mesmo depois de concluir a primeira graduação, Lucas decidiu continuar os estudos. O retorno à Unipar ocorreu a partir do interesse em ampliar sua formação e compreender aspectos jurídicos relacionados à tecnologia, à administração pública e à atuação profissional.
O jovem afirma que a experiência de voltar à universidade tem um significado especial, principalmente por manter o vínculo com a instituição onde iniciou sua trajetória acadêmica e profissional.
“É muito especial. Considero a Unipar uma segunda casa, porque foi um lugar que fez parte de uma etapa muito importante da minha vida. É gratificante retornar e continuar encontrando portas abertas para novos sonhos, aprendizados e oportunidades”, afirma.
Agora, Lucas pretende aproximar o conhecimento jurídico de sua experiência na área tecnológica e no serviço público.
Na avaliação dele, a combinação dessas formações pode contribuir para a compreensão de temas como proteção de dados, inovação, regulamentação de novas tecnologias, políticas públicas, responsabilidade digital e modernização da gestão pública.
“A vontade de continuar aprendendo e ampliar minha formação. Como já atuo com tecnologia e no setor público, percebi que o Direito poderia complementar minha trajetória e me dar uma visão ainda mais ampla. Hoje, vejo essas duas áreas como complementares e acredito que unir tecnologia, gestão pública e conhecimento jurídico pode me preparar para novos desafios e me permitir contribuir ainda mais com a sociedade”, explica.
Tecnologia, Direito e gestão pública
Ao combinar a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas com o curso de Direito, Lucas busca construir uma atuação interdisciplinar.
A proposta é utilizar os conhecimentos tecnológicos, jurídicos e administrativos para participar de projetos que tragam novas oportunidades ao município e aproximem a inovação das necessidades da população.
A experiência no Conselho também permite que o acadêmico acompanhe decisões e debates que ultrapassam os aspectos técnicos da tecnologia.
Entre os desafios estão a criação de políticas públicas, a elaboração de estratégias para o desenvolvimento econômico, o estímulo ao empreendedorismo e a formação de parcerias entre o setor público, as universidades e as empresas.
Para Lucas, essa integração entre diferentes áreas pode ajudá-lo a enfrentar novos desafios profissionais e a contribuir de maneira mais ampla com Cianorte.
A presidência do Conselho representa mais uma etapa de uma trajetória iniciada na Unipar e que agora reúne tecnologia, gestão pública, inovação e conhecimento jurídico.
Última atualização em 4 de Setembro de 2026 às 08:53