Festa Junina: Unipar mantém tradição do festejo popular

Publicado em 13 de Julho de 2023 às 10:53

Unidade de Cascavel realizou duas celebrações - Junina e Julina; uma aberta à comunidade e outra exclusiva aos colaboradores

Na cultura popular brasileira, nos meses de junho e julho acontecem um dos maiores festejos do país. Como é de costume, a Universidade Paranaense – Unipar realizou uma animada Festa Junina em Cascavel, mantendo a tradição no calendário acadêmico.

A comemoração foi muito esperada pelos acadêmicos e atraiu também o público externo. O entrosamento foi dos cursos de Biomedicina, Estética e Cosmética, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Administração, TADS, Enfermagem e Psicologia.

Foi uma noite de alegria, integração, sons e cores, repleta de elementos característicos da época – danças de quadrilha, bandeiras e fogueira. Também teve pescaria, correio elegante e saborosos quitutes típicos: amendoim, quentão, bolo de milho, pipoca, cachorro-quente e pastel.

Conforme o contexto histórico, a festividade que ganhou o Brasil, misturando elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas, iniciou na Europa, e hoje, as celebrações são fortes também no Reino Unido, França, Itália, Portugal, Espanha, Noruega, Estados Unidos, Porto Rico, Canadá e Austrália.

O evento foi organizado pela direção geral, com apoio da professora Milena Lorencete, formandos dos cursos e Atlética Zebrão. Além da festividade aberta à comunidade, a Universidade também propiciou uma festa para os seus colaboradores. Uma tarde de danças, comidas e trajes típicos.