Entre os serviços disponíveis estão aferição de pressão arterial, aferição de glicemia capilar e consulta farmacêutica com orientações sobre uso seguro de medicamentos
Farmácia da Partilha – Doação e Vida, projeto de extensão universitária da Universidade Paranaense (Unipar), Campus Sede em Umuarama, realizou de fevereiro a outubro cerca de 8,5 mil atendimentos à população. No período, foram dispensadas 462.329 unidades de medicamentos a pacientes que apresentaram prescrição médica e documentação pessoal.
O projeto funciona nos espaços de atendimento da Paróquia São Francisco de Assis e oferece gratuitamente medicamentos e serviços farmacêuticos à comunidade, especialmente a pessoas em situação de vulnerabilidade. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.
Entre os serviços disponíveis estão aferição de pressão arterial, aferição de glicemia capilar e consulta farmacêutica com orientações sobre uso seguro de medicamentos. “Os atendimentos são realizados individualmente para facilitar a orientação farmacoterapêutica quanto ao uso correto dos medicamentos e descarte correto de medicamentos vencidos”, afirma o coordenador do projeto, professor Nelton Anderson Bespalez Corrêa.
Pessoas interessadas podem doar medicamentos dentro do prazo de validade diretamente na Farmácia da Partilha.
Entre os medicamentos mais procurados pelos pacientes estão os anti-hipertensivos, anti-inflamatórios, antidiabéticos e antialérgicos. As doenças crônicas mais comuns entre o público atendido são hipertensão arterial, diabetes, disfunções de tireoide e cardiovasculares. Entre os itens mais doados destacam-se Omeprazol, Losartana, Hidroclorotiazida, AAS, Pantoprazol, Levotiroxina, Metformina e Ibuprofeno. No entanto, ainda há necessidade de ampliar o estoque de alguns desses mesmos medicamentos, como Losartana, Omeprazol, Espironolactona, Dipirona, Paracetamol, Anlodipino, Hidroclorotiazida, Furosemida, Sinvastatina e Atenolol.
O acesso gratuito aos medicamentos contribui para o controle de doenças crônicas e reduz complicações que poderiam resultar em internações e maior custo aos sistemas de saúde. Nos últimos anos, o projeto vem mantendo um fluxo médio mensal de 1.200 pacientes atendidos. Segundo o Nelton Corrêa, “para os planejamentos de 2026 está previsto aumentar o número de consultas farmacêuticas, realizar campanhas de aferição de glicemia capilar para pacientes atendidos na farmácia e palestras com idosos sobre uso racional de medicamentos”.
A Farmácia da Partilha surgiu em 1996, motivada pela necessidade da comunidade e pelo idealismo do Frei Daniel Heinzen, então pároco da Paróquia São Francisco de Assis. Sensibilizado com a falta de medicamentos em postos de saúde e com o desperdício de medicamentos não utilizados por pacientes, ele iniciou um movimento de arrecadação e redistribuição solidária. Em 1997, a Unipar tornou-se parceira da ação por meio de estágio acadêmico, fortalecendo o atendimento e ampliando o alcance social. O projeto já recebeu reconhecimentos nacionais como iniciativa de destaque em ação social na área da saúde, com certificações da Fundação Banco do Brasil, Ministério da Ciência e Tecnologia, Petrobras e UNESCO, nos anos de 2005 e 2011.