Expo Umuarama: Unipar participa da feira com estande e ações dos cursos de graduação

Publicado em 14 de Março de 2023 às 09:05

Instituição também marcou presença no evento da Mulher Produtora Rural e na Fazendinha

A Universidade Paranaense – Unipar está presente na 48ª edição nacional e 21ª internacional da Expo Umuarama, realizada entre os dias 09 e 19 de março, no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega, em Umuarama.

Além de um amplo estande, com exposição dos cursos de graduação e informações, em geral, sobre a Unipar, a Instituição está com ações na Fazendinha e integrou o evento de homenagem às mulheres do campo, que contou com a participação de 320 mulheres, de cerca de 30 municípios da região. Importante destacar o comprometimento dos professores, responsáveis técnicos e acadêmicos no evento como um todo.

NO ESTANDE

No estande da Unipar estão presentes os cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Sistemas de Informação e Engenharias Civil e Mecânica. São ações de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), que demonstram um conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para, manobra de desengasgo para bebês - Heimlich e projeto de extensão Uniparlhaços (Medicina); práticas de educação em saúde, com orientações para prevenção de câncer de mama e colo de útero (Enfermagem); quick massage, hidratação, avaliação de pele (Estética); computadores para acesso à Internet e X-Box (Sistemas de Informação); kit mola, que simula as estruturas das edificações (Engenharia Civil); tecnologias como impressora 3D para impressão de protótipos, braço robótico com as peças impressas em 3D, carro (parte externa) desenvolvido pelos alunos, ligado à parte mecânica de um automóvel (Eng. Mecânica).

Também foi disponibilizada uma roleta de descontos para ingressar nos cursos da Unipar.

NA FAZENDINHA

O espaço ganhou vida e conhecimento com a participação dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária. Agronomia expõe um Jardim Sensorial (com experiências ligadas aos 5 sentidos), estande de apresentação das inovações do curso, ambiente de cultivo protegido (estufa agrícola), com cultivos hidropônicos e semi-hidropônicos – parceria com a Techfert Agrícola, e uma horta comunitária, com os cultivos convencionais no solo. Já Medicina Veterinária e Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos, estão realizando diferentes atividades de manejo com as bezerras da raça Holandesa e algumas Lhamas. Estas atividades envolvem práticas e conhecimentos multidisciplinares relacionados aos manejos sanitário e nutricional, cuidados clínicos e avaliação zootécnica, além de condução dos animais para julgamento zootécnico.

NO EVENTO DA MULHER PRODUTORA RURAL

A participação da Unipar se deu com os cursos de Enfermagem, Estética, Odontologia e Medicina. Teve orientação sobre câncer de mama (importância do autoexame) e de colo do útero, quick massage com spa de mãos e avaliação da pele facial, avaliação intrabucal para prevenção do câncer de boca, instruções de higiene bucal (escovódromo) e distribuição de kits de higiene e aferição da pressão arterial.

As mulheres ainda receberam como mimo um vasinho com suculenta.

Para a diretora da Unipar Umuarama, professora Fernanda Garcia Velásquez, a presença da universidade na feira não está ligada apenas à visibilidade, mas também, para participar do evento apresentando seus serviços à comunidade que visita a Expo. “Vemos, ainda, essa presença como algo muito positivo para os nossos alunos, que exercem atividades práticas relacionadas ao aprendizado em sala de aula. A Unipar também reflete tecnologia e inovação em seu estande, andando de mãos dadas com a sociedade em suas propostas”.

Última atualização em 14 de Março de 2023 às 12:19