Estudantes de Psicologia participam de Congresso Internacional de Psicanálise e Filosofia

Publicado em 7 de Novembro de 2023 às 11:32

Evento trouxe nomes que são a expressão da psicanálise, para abordar sobre feminismo, política, religião, psicose e laço social

A capital paranaense foi palco para o Congresso Internacional de Psicanálise e Filosofia: psicanálise e a cultura, e o curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar prestigiou. A professora Fernanda Fagnani Soares acompanhou os estudantes de Cascavel.

O evento reuniu grandes nomes: Oswaldo Giacoia Junior, Isadora Petry, Petra Bastone, Margareth Rago, Antônio Quinet, entre outros. Os profissionais discorreram sobre temas fundamentais, como Psicanálise, feminismo e política; Tensões entre psicanálise e religião; Psicose e laço social: esquizofrenia e paranoia nas cidades dos discursos; Filosofia e a psicanálise: entre a cultura e o pensamento.

Além de palestras, teve teatro - uma releitura do mito do édipo rei - que agregou o aspecto cultural, comunicações, noite cultural pela cidade de Curitiba, apresentação musical - a interpretação da corte de Viena -, e almoço de confraternização.

A estudante Natália Ogawa destaca a mobilização que os acadêmicos têm de se levantar por uma causa nobre como o conhecimento e potencializar trocas que agregam para o repertório. “Estou contente por ver a psicanálise abordar a questão social, o racismo, o papel da mulher na psicanálise e a pauta da religião. Questões que podem não ser tão aprofundadas no curso. E também pela intertextualidade com outras áreas do saber, como a filosofia, possibilitando um diálogo das questões históricas com a contemporaneidade”.

O acadêmico Lukas Fortes de Albuquerque destaca a satisfação em fortalecer vínculos com o grupo, conhecer alunos de outras turmas, trocar experiências e olhares. “Ir a um Congresso, que tem uma fala direcionada e conhecer outras pessoas no Brasil que falam de psicanálise, é uma proposta excelente e de apropriação da fala. São pessoas do meio acadêmico que mostram que nós também podemos ocupar esses espaços”, destacou e, ainda, agradeceu a mobilização da instituição em olhar para o evento e suprir as expectativas.