Estudantes de Enfermagem realizam visita técnica em instituições psiquiátricas

Publicado em 21 de Outubro de 2019 às 15:00

A atividade propiciou a junção de teoria e prática, mostrando aos acadêmicos a atuação do profissional da área da psiquiatria

Atrelando o ensino teórico ao prático, estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, fizeram visita técnica ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e ao hospital psiquiátrico Nossa Senhora Aparecida, de Umuarama (em 9/10). A atividade fez parte da disciplina de Saúde Mental e Psiquiatria.

O objetivo foi proporcionar ao grupo uma maior aproximação com os pacientes portadores de necessidades psiquiátricas, como o transtorno mental e a dependência de álcool e drogas. Os futuros profissionais puderam conhecer os setores e as práticas de enfermagem usadas com os pacientes.

“É preciso colocar os estudantes em contato com o campo profissional, para que possam vivenciar a articulação entre teoria e prática, propiciando elementos essenciais para a formação acadêmica”, afirma a professora Marileisa Barbosa, que acompanhou o grupo.

A aluna Cristiane Carraro conta que foi uma experiência significativa. “Além de aprender, pudemos refletir sobre os preceitos do curso que escolhemos, vivenciando experiências que nos faz pensar sobre nossa formação e a nos tornar profissionais éticos e engajados com os cuidados humanizados e a defesa dos direitos humanos”.