O evento aconteceu em Foz do Iguaçu, no local onde será construído o Centre Pompidou Paraná, museu de Paris que terá a 1ª unidade nas Américas.

Em setembro, cerca de 30 estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Cascavel (PR), participaram de uma Master Class com o arquiteto Solano Benítez, que é o responsável pelo projeto do Centre Pompidou Paraná, museu de Paris, que terá a 1ª unidade nas Américas, em Foz do Iguaçu (PR).
O evento ocorreu na Cidade das Cataratas, no terreno onde o museu será construído, e representou uma oportunidade única para os acadêmicos. “Foi inspirador perceber como conceitos tão complexos podem ser traduzidos em soluções criativas e humanas, que unem arte, cultura e funcionalidade em um mesmo lugar. Essa vivência ampliou nossa visão como estudantes, reforçando a importância de pensar a arquitetura como um instrumento de transformação social”, afirmou a acadêmica Kathleen Inocêncio.
Durante a Master Class, o arquiteto Benítez compartilhou a trajetória profissional, conceitos e técnicas construtivas, norteado pelo tema “Centre Pompidou Paraná – do tijolo ao museu”. Para o acadêmico Kauan Santos, o principal ensinamento é a importância de se dedicar igualmente a todos os projetos. “Solano Benítez conseguiu, de forma simples, nos passar o amor que ele teve ao criar o projeto e que para ele não existiu uma diferença de como projetar, porque o projeto foi desenvolvido da mesma forma e com o mesmo amor que ele teve com os anteriores. É isso que temos que ter por qualquer projeto, independente da dimensão, tanto notória, quanto de proporção”.
O convite para participar foi realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com apoio da Secretaria de Estado do Planejamento. Os acadêmicos foram acompanhados pela coordenadora, Deborah Paciornik, e por professores do curso.