Estética e Cosmética: a importância do esteticista nas intervenções cirúrgicas

Publicado em 29 de Dezembro de 2020 às 08:00

O profissional tem se tornado cada vez mais indispensável no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas

Cuidar da beleza, da promoção de saúde e da qualidade de vida das pessoas. Esse é o perfil do profissional que se forma no curso de Tecnologia em Estética e Cosmética, da Universidade Paranaense - Unipar, e que vai muito além do conhecimento técnico de embelezamento.

Por isso, a Unipar investe na formação de profissionais, cada vez mais atualizados, e que sejam capazes de suprir a demanda existente no mercado de trabalho. O curso de Estética e Cosmética conta com laboratórios preparados para que o aluno possa pôr em prática o que aprende nas salas de aula logo no início da sua formação. 

Uma das áreas de trabalho que vem crescendo a cada dia é a atuação, em conjunto, com os cirurgiões plásticos já que, constantemente, aumenta a procura por intervenções cirúrgicas. O Tecnólogo em Estética é fundamental em todo o processo: antes e após a cirurgia. 

Cabe ao profissional de estética oferecer procedimentos no pré-operatório para preparar a pele e organismo. Na recuperação, as técnicas manuais e os recursos eletrotermofototerápicos são utilizados para restabelecer o funcionamento do organismo, restaurando a funcionalidade e acelerando a recuperação do paciente, possibilitando a reintegração em suas atividades sociais o mais rápido possível. 

Os cuidados após a cirurgia buscam a redução de intercorrências como: edema (inchaço), equimoses (roxos), dor, processo inflamatório, entre outros. O trabalho multidisciplinar entre o Esteta e o Cirurgião Plástico visa obter melhores resultados na intervenção cirúrgica, bem como cuidar da saúde do paciente durante todo o processo de pré e pós-operatório.