Estágio: Sistemas de Informação inova e avalia projetos de forma remota

Publicado em 28 de Julho de 2020 às 09:00

Ao todo foram 27, na área de pesquisa e produção de softwares, todos ligados ao Centro Integrado de Soluções em Informática

O distanciamento social não mudou a rotina do curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, que continua de forma remota com as aulas e as atividades do estágio supervisionado.

E os alunos têm acompanhado e correspondido com bastante interesse, segundo a coordenadora do curso, professora Claudete Werner. “Ministramos as aulas de forma síncrona, utilizando as ferramentas Google Meet, formulários do Google, Google Drive e Classroom, nos dias e horários previstos em calendário acadêmico”, informa.

Ela também lembra que as aulas são gravadas e disponibilizadas no Classroom, o que permite revisão dos conteúdos caso os alunos queiram. “Nosso curso mantém-se firme no compromisso de oferecer aos seus acadêmicos todo apoio necessário para o sucesso das atividades teóricas e práticas durante este período de isolamento social... As aulas teóricas e práticas estão acontecendo naturalmente, sem prejuízo na qualidade do ensino”, assegura.

E nem poderia ser diferente, afinal o curso de Sistemas de Informação é um curso da área de tecnologia da informação, que permite que vários recursos computacionais possam ser utilizados nas aulas práticas, para auxiliar no ensino/aprendizagem. “Nas aulas práticas, os professores fazem uso dos recursos de compartilhamento da tela para o acesso remoto ao computador dos acadêmicos e assim os auxiliam na resolução das dificuldades”, reforça Claudete Werner.

Banca virtual

Atividades de estágio também estão no rol das ações priorizadas pelo curso de Sistemas de Informação, neste período. “Uma inovação relevante aconteceu na disciplina de Estágio Supervisionado, com as orientações acontecendo de forma remota entre o acadêmico e o professor orientador, tornando-se um trabalho bem-sucedido, que atingiu todas as nossas expectativas”, destaca a coordenadora.

Com essa missão, ela e os professores orientadores Jaime Willian e Wyllian Fressatti comandaram videoconferência na semana passada [de 22 a 24]: “A banca avaliadora ocorreu em ambiente virtual para acompanhar, orientar e direcionar os acadêmicos no desenvolvimento dos projetos realizados no estágio”, esclarece Claudete Werner, informando que foram avaliados 27 projetos de pesquisa e realização de softwares.

Beneficiar a comunidade

Os projetos, depois de prontos, são direcionados à comunidade, já que todos estão vinculados ao projeto de extensão Cisi (Centro Integrado de Soluções em Informática), da Unipar.

Na pesquisa científica, tiveram destaque as áreas de automação residencial para alimentação de pets, automação industrial e comercial, técnicas de desenvolvimento de drones, engenharia de software, teste de software, entre outras. “Todos resultando em trabalhos com contribuições significativas para a comunidade acadêmica e empresarial”, atenta Claudete Werner.

Neste rol de trabalhos, também estão em andamento projetos técnico-científicos com o desenvolvimento de softwares que atendem necessidades específicas das empresas ou indústrias da região. “Isso tudo auxilia a Universidade Paranaense no cumprimento de seu papel com contribuições à comunidade”, arremata a coordenadora.

“Apresentação perfeita”

O acadêmico Lucas Gabriel Alves Fialho foi um dos estudantes que comemoraram a apresentação do projeto. “A Unipar, mesmo atuando de forma remota, continua nos proporcionando conteúdo de qualidade e professores preparados, ou seja, continua com a excelência em todos os seus processos”, afirma.

Ele enfrentou a banca com segurança e diz ter ficado muito contente com o resultado: “Tanto do meu trabalho como também pela maneira como tudo fluiu! A ferramenta utilizada pela Unipar permitiu a apresentação perfeita do meu projeto, possibilitando à banca analisar meu desempenho no estágio sem ter que ir ao câmpus”.

Para o projeto de estágio Lucas diz que dedica horas e horas de estudo e esforço: “Começo depois das aulas e fico até a madrugada trabalhando e também dedico os finais de semana para isso”.

Ajuda muito, segundo ele, a interação proporcionada por um grupo de estudos do qual faz parte: “Nele, debatemos várias questões, expomos nossas ideias, tiramos dúvidas... Não vou dizer que não seja cansativo, pois estaria mentindo, mas uma coisa é certa: todo este esforço vai valer a pena, tenho certeza!”.