Espaço da Arte lota para abertura do Projeto (EN)Cena: Psicologia em Foco

Publicado em 9 de Junho de 2022 às 11:11

Uma grande noite reuniu estudantes e professores e abordou temas emergentes na Psicologia, com apresentações artísticas e culturais

Após dois anos, em virtude da pandemia de Covid-19, o curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão, reuniu todos os alunos e professores, no dia 25 de maio, para uma aula integrada do curso de Psicologia, lotando o Espaço da Arte.

Foi a abertura do Projeto de Ensino (EN)Cena: Psicologia em Foco, que visa utilizar-se de metodologias ativas para a aprendizagem, com a arte, cinema, ensino baseado em times, sala de aula invertida, entre outras.

A atividade contou com mais de 300 pessoas entre graduandos e professores do curso de Psicologia. Cada uma das turmas apresentou uma atividade coletiva, discutindo através da arte uma temática atual em que a Psicologia atravessa.

Foram utilizadas diversas estratégias, como peças de teatro, stand-up, apresentações musicais, dramatizações, declamação de poesia, exposição de materiais, dança e outras apresentações artísticas.

As equipes abordaram temas como a luta antimanicomial, a psicologia como transformação social, a busca incessante pela felicidade, prevenção à violência e a psicologia no processo de vida e morte. Todos os temas foram discutidos pelo Colegiado de Professores e, em seguida, com os representantes das turmas que auxiliaram os colegas.

As apresentações preparadas pelos estudantes e também professores produziram muita alegria, emoção e integração entre todos os presentes. “Foi uma noite maravilhosa, emocionante, muito produtiva e feliz. Acompanhar o envolvimento, alegria, entusiasmo, integração dos estudantes e articular tudo isso com o conhecimento científico, desde a preparação das atividades até a sua apresentação, deu todo sentido a práxis no ensino da Psicologia”, comentou a coordenadora do projeto e do curso de Psicologia da Unipar, professora Thaís Cristina Gutstein Nazar.

Avaliação dos estudantes

Carine Ross, formanda e acadêmica do 5° ano, salientou que “estar no último ano da faculdade de Psicologia e ter a oportunidade de participar desse evento, que contou com o envolvimento dos acadêmicos abordando temas que precisam ser discutidos por todos e pelo trabalho e dedicação dos nossos docentes, nos faz ter certeza que estamos no lugar certo e escolhemos a profissão correta para aquilo que acreditamos”.

“Acredito que o evento cumpriu muito bem a sua proposta, eu mesma adorei participar, tive a possibilidade de enxergar a psicologia nas mais variadas formas e, claro, pude conhecer um pouco mais de cada turma e até mesmo criar novos vínculos. Espero que possamos sempre nos reencontrar assim de novo”, comentou Jaqueline Filippin (3º ano).

Karen Bianca Rodrigues Cezar (2º ano), ressaltou que o evento foi de extrema importância para o enriquecimento do conhecimento dos alunos. “Senti que tivemos chances de expressar a nossa criatividade”.

Para Mateus Corneli (5º ano), o evento foi um momento de compartilhar a alegria e de experimentar outros espaços. “Mas não foi somente alegrias, foi também triste, provocativo, enriquecedor, e por fim, gostoso pra caramba”.

Guilherme Armachuski (1° ano), disse que foi possível experimentar um pouquinho de cada emoção, “mostrando também, como está o nosso mundo em tempos atuais. Incentivando a lutar por uma sociedade mais justa, acolhedora e agradável para todos que dela fazem parte”.

“Ter essa oportunidade de representar o 1º ano, de estar lá no palco, transmitindo junto com os demais colegas a importância da luta antimanicomial, trocando conhecimentos com outras turmas e ver aquele auditório lotado retribuindo com aplausos e muita energia, foi muito especial. Guardarei esse momento pra vida toda”, relatou Manoel Neto (1º ano).