Escritório Modelo de Engenharia Civil está em funcionamento remoto

Publicado em 10 de Julho de 2020 às 16:00

Usando ferramentas virtuais, estratégia atende alunos que fazem estágio no projeto e pessoas da comunidade que usufruem dos serviços sociais oferecidos

Desde meados de março, com a chegada da pandemia de covid-19 no Brasil, as atividades presenciais em escolas públicas e privadas foram suspensas e, por isso, elas tiveram que aderir ao ensino remoto. Alguns tiveram mais facilidade nesta transição.

É o caso da Universidade Paranaense – Unipar que, graças a treinamentos e capacitações constantes dos professores, os alunos não ficaram sem aula e nem sem estágio. Até o Escritório Modelo de Engenharia Civil – EMEC da Unidade de Guaíra – abraçou a causa.

O projeto de extensão do curso de Engenharia Civil, sob o comando do engenheiro civil João Victor Rigobello, está em funcionamento para atender os alunos que realizam estágio no local e também a comunidade, cumprindo sua função social.

“Já atendemos diversas empresas que buscam laudos técnicos de resistência de concreto, além da comunidade carente, com projetos de engenharia, realizados com a missão de promover cidadania e inclusão”, informa o RT.

Ele diz também que muitas vezes o EMEC atende estagiários do curso de Direito em ações judiciais que exigem plantas e memoriais descritivos de imóveis: “É uma colaboração importante para os futuros advogados, mas que beneficia também os futuros engenheiros civis, por possibilitar a prática de assuntos ligados à legislação”.

Em relação às práticas da profissão, outra chance que o EMEC proporciona é a participação dos alunos na elaboração de projetos para adequações e melhorias da estrutura predial do Câmpus da Unipar em Guaíra.

“Nossos alunos valorizam essa oportunidade por possibilitar a ampliação dos conhecimentos durante a execução do que foi projetado, fase em que podem ver o que idealizaram sair do papel e acompanhar passo a passo sua aplicação na obra”, argumenta.