Escritório Modelo de Arquitetura cria jardim sensorial para a Apae

Publicado em 20 de Dezembro de 2021 às 08:00

Ideia está ligada à inclusão de elementos que possam trabalhar os cinco sentidos - visão, olfato, tato, audição e paladar

Despertar sentidos e desenvolver o equilíbrio. Essa foi a proposta do projeto arquitetônico criado pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar para Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Cascavel.

A intenção da proposta é criar um jardim sensorial anexo ao novo playground dos educandos do Protea (Projeto de Transtorno do Espectro Autista). Os projetos são dos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo Danielly Peleck, Everton de Matos e José Rodrigues de Souza Junior.

O grupo fez o levantamento da área destinada ao projeto, vislumbrando um playground, árvores, acesso ao parque e espaço de circulação.

Durante o processo criativo, a Instituição indicou detalhes a serem considerados no projeto: uso de pneus em alguns brinquedos; modelo de playground a ser inserido; uso do elemento água em cascata ou chuveiro; acesso do bloco para o parque ter acessibilidade; uso de elementos que estimulem o toque (vegetação); brinquedo que estimule equilíbrio do educando; bloqueio ao acesso entre o parque e a rua de trânsito interna.

Os estudantes também trabalharam componentes como caixa de areia, cimento, madeira, figuras geométricas e uma mistura de cores, tudo pensado para instigar as percepções sensoriais.

Outro ponto importante abordado na reunião foi o interesse por preservar o elemento árvore, já que a planta é símbolo de uma homenagem da escola.