Equipe multidisciplinar do horto medicinal com acadêmicos dos cursos de Farmácia, Engenharia Agronômica e Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica: cultivando saúde na 43ª. Expo Umuarama 2017

Publicado em 26 de Abril de 2017 às 13:41

A equipe do Horto Medicinal do Campus 2 da UNIPAR, juntamente com o Curso de Farmácia e o Curso de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica, participaram da 43ª. EXPO UMUARAMA 2017, realizando trabalhos de conscientização e orientação sobre as plantas medicinais.

 

No sábado, 11/03/17, dia da Mulher Trabalhadora Rural, foi realizada uma oficina, sobre o sal aromático, para 500 mulheres de Umuarama e região. Nesta oficina, as participantes tiveram a oportunidade de aprender a fazer este sal e obter os conhecimentos sobre os benefícios à saúde utilizando-o como tempero no dia a dia. Além disso, o sal aromático foi apresentado como um novo produto que elas podem estar investindo para agregação de valores à renda familiar. Neste mesmo dia, o Curso de Engenharia Agronômica da UNIPAR, distribuiu mais de 200 mudas de plantas medicinais produzidas pela equipe do Horto. Entre estas mudas, constavam também àquelas plantas utilizadas para fazer o sal aromático. O projeto Farmácia Viva e CRF-Junior, também corroborou com o evento, onde foi neste dia a oficina de aromatizadores de ambiente, onde as mulheres trabalhadoras rurais, puderam confeccioná-los e leva-los para suas casas, tratando-se deste produto, como mais uma forma de agregação de renda familiar.

Durante a realização da 43ª. Expo Umuarama 2017, no espaço “FAZENDINHA”, as espécies medicinais que compõem o sal aromático e outras, foram expostas para a realização de atividades de conscientização e orientação sobre este recurso terapêutico tão valioso e que, inclusive, pode ser introduzido na alimentação diária. Além das plantas, durante todo o período da Expo, o Curso de Farmácia possibilitou a montagem de pequenos sachês para aromatizar o ambiente.

Muitas pessoas que passaram por lá, especialmente as crianças, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as plantas medicinais e aromáticas, ficando estimuladas a usá-las e cultivá-las, além de levar para casa um sachê aromático.