Equipe da prefeitura de Loanda visita o Horto Medicinal da Unipar

Publicado em 30 de Abril de 2025 às 17:13

Objetivo da visita técnica foi conhecer o cultivo e uso terapêutico de plantas medicinais como inspiração para a implementação da Farmácia Verde no município

Uma comitiva composta por psicólogos e assistentes sociais da Equipe de Saúde Mental da Prefeitura de Loanda realizaram, na última segunda-feira (28), uma visita técnica ao Horto Medicinal localizado no Campus II - Campus Cruzeiro da Escola Clínica Veterinária da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama. A iniciativa teve como objetivo conhecer o espaço e buscar referências para a implementação do projeto Farmácia Verde no município de origem da equipe.

A visita foi conduzida pela professora Ezilda Jacomassi, coordenadora do Horto Medicinal, que apresentou aos visitantes uma variedade de espécies utilizadas para o tratamento de inflamações, gripes, dores e também plantas com propriedades sensoriais. O momento foi marcado por trocas de experiências e demonstrações práticas sobre o cultivo e o uso terapêutico das plantas medicinais.

De acordo com Audrea Regina Palma Freitas Correia, psicóloga da equipe de atenção básica em saúde mental da Prefeitura de Loanda, o projeto Farmácia Verde busca integrar práticas terapêuticas ao atendimento oferecido aos usuários da rede pública. “Estamos na fase de implementação desse projeto, que visa resgatar saberes tradicionais e integrar os pacientes aos cuidados com as plantas medicinais como uma forma de tratamento complementar. Viemos conhecer o Horto Medicinal da Unipar, o trabalho desenvolvido aqui e buscar uma possível parceria”, afirmou.

Para Ezilda Jacomassi, receber profissionais de outras cidades reforça o papel do Horto Medicinal como espaço de disseminação de conhecimento. “É sempre um prazer receber a comunidade aqui no Horto com o intuito de fomentar novas parcerias que ultrapassem os muros da universidade. A equipe de Loanda está empenhada em montar uma horta medicinal para trabalhar com os pacientes do município, o que é uma alternativa importante e humanizada de cuidado”, destacou a professora.

O Horto Medicinal da Unipar é um projeto de extensão universitária inaugurado em 1997. Com uma área de 30 mil metros quadrados, o espaço funciona como um laboratório a céu aberto, abrigando cerca de 350 espécies de plantas medicinais, ornamentais, comestíveis e até tóxicas. Além de servir de apoio à pesquisa acadêmica, o projeto também promove ações de conscientização sobre o uso correto das plantas medicinais e realiza anualmente uma exposição com venda de mudas e espécies aromáticas, medicinais e condimentares.