Evento ocorreu na Unipar, unidade de Cascavel, e promoveu um debate sobre as áreas e oportunidades de atuação, contando com a participação de 6 empresas da cidade
No mês de março os acadêmicos dos cursos de Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Software da Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Cascavel, participaram do Fórum de Empresas e Carreiras, uma oportunidade para conhecerem empresas da cidade e região, ouvirem experiências do mercado e receberem dicas para o crescimento profissional.
Participaram do Fórum representantes das empresas Aliare, Constel, Linx, Prisma, Truckpag, Wust & Casarotto. O Coordenador de Engenharia de Software da Linx, Magno Gomes de Almeida, conta que durante o Fórum, foram abordados diferentes assuntos relacionados ao desenvolvimento de software, como as tecnologias utilizadas pela empresa, metodologias aplicadas e as competências essenciais para profissionais da área, além de cases de sucesso.
Para ele, a aproximação com os alunos é de suma importância: “É fundamental para o crescimento do setor e das empresas. Esse tipo de interação inspira futuros profissionais, aproxima as universidades do mercado, atrai novos talentos, estimula a inovação e fortalece a cultura da empresa. No caso da Linx, esse contato também reforça a visão de que o desenvolvimento de software não se trata apenas de tecnologia, mas do impacto positivo que ele pode gerar na vida das pessoas”.
O evento foi o 1º realizado para o novo curso de Engenharia de Software na unidade e 2º do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Cascavel é um grande mercado de tecnologia, temos empresas que atendem o Brasil e fora fornecendo sistemas, infraestrutura e consultoria. Durante o Fórum, abordamos como ingressar no mercado de trabalho, o que faz cada área profissional e muitos temas”, relata o professor Fernando Botelho, responsável pelo projeto.
Para a aluna do 1º período de Engenharia de Software Camila Mendes, o evento trouxe dicas para o crescimento profissional dela: “Desde entender como o mercado vem se modificando, o que está sendo solicitado para as vagas, ter novas oportunidades de emprego e solidificar ainda mais o contato com a área e os profissionais, me capacitando para poder ocupar esses espaços também”.