Estudantes do Curso de Engenharia Civil da Unipar - Unidade de Guaíra, realizam visitas em empresas do setor construtivo

Publicado em 3 de Maio de 2024 às 08:59

O setor da construção civil está em constante inovação, seja em materiais, procedimentos e técnicas construtivas. Os alunos de Engenharia Civil da Unipar de Guaíra puderam ver de perto o que a tecnologia e a inovação são capazes de fazer no setor construtivo. Em um só dia, realizaram duas visitas, que ampliaram, em muito, os conhecimentos sobre engenharia.

O tempo é algo que pode influenciar nos custos de uma obra e, pensando nisso, o setor da construção civil busca meios de reduzi-lo na construção, para que empreendimentos sejam tirados do papel mais rapidamente.

O setor de pré-fabricados e pré-moldados avança a olhos vistos e tem sido o grande companheiro de indústrias e grandes redes, para que suas filiais sejam construídas em tempo recorde.

A cidade de Marechal Cândido Rondon sedia uma das maiores fábricas de pré-moldados e pré-fabricados do sul do país, a Engemarko, que produz estruturas pré-moldadas de pequeno ou grande porte, em concreto armado e concreto protendido. Essa foi a primeira visita dos alunos, a empresa conta com alta tecnologia e se atualiza constantemente, ampliando a planta fabril e equipamentos, visando à agilidade e ergonomia, otimizando a produção. O grupo, ainda, conta com a fábrica de tubos, a Dicktubos, que produz com alta qualidade tubos simples e armados, para atender a clientes diversos, sendo do setor público ou privado.

O município de Cascavel, por sua vez, se destaca como uma dos maiores do estado do Paraná, atraindo investidores com seu dinamismo. A segunda visita dos alunos foi para conhecer um empreendimento conceito, o Ecoparque Bairro Integrado em Cascavel. Trata-se de um projeto com 35 torres de 15 andares cada, que ocuparão apenas 3% da área do empreendimento. O bairro contará com creches e escolas de ensinos fundamental, médio e escolas profissionalizantes de qualidade. Haverá uma área comercial para a instalação de lojas, mercados, agências bancárias, postos de gasolina, lojas de conveniência, lanchonetes e outras atividades para atender os moradores da região. Será implantado o uso de energia solar, poços artesianos e o aproveitamento das águas fluviais.

Como o tempo é determinante para a rentabilidade de um projeto, os investidores optaram por construir uma “Fábrica de Prédios”, para que seja possível a construção de tamanho empreendimento em tempo hábil e rentável. A decisão também contribuiu para que as unidades se tornassem acessíveis e pudessem ser financiadas pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”. A fábrica é totalmente tecnológica, trabalhando de forma autônoma e robotizada, utilizando em cada turno aproximadamente 12 operários, é a inovação em sua versão mais avançada.

Os alunos ficaram bastante impressionados com as duas visitas e puderam observar o quando o setor está automatizado e tecnológico.

Última atualização em 9 de Maio de 2024 às 11:48