Enfermagem participa da Feira Tecnológica e Cientifica do Colégio Jardim Zeballos

Publicado em 4 de Novembro de 2019 às 16:00

Alunos do colégio expuseram 32 trabalhos científicos, além de realizar testes sanguíneos na comunidade interna e externa

O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, participou da Feitec (Feira Tecnológica e Cientifica) do Colégio Jardim Zeballos. O evento teve como objetivo demonstrar os conhecimentos tecnológicos e científicos e promover a interação entre os alunos da escola e comunidade.

O Colégio tem em torno de 500 alunos, do ensino fundamental e médio. Durante a Feira foram colocados em exposição 32 trabalhos científicos. Além da exposição dos trabalhos, estudantes da Unipar e do colégio fizeram testes de tipagem sanguínea na comunidade interna e externa; no total foram 96. A responsável técnica e enfermeira da Unipar, Cristiane Terezinha Vieira, supervisionou os trabalhos.

Ela destacou o valor que um teste de tipagem sanguínea carrega. “É uma informação vital, pois em casos de acidente mais graves, com perda de sangue significativa, nem sempre dá tempo de enviar uma amostra de sangue para o laboratório. Portanto, ter essas informações disponíveis na carteira pode agilizar o atendimento”, afirmou a professora.

A iniciativa da atividade foi da professora Rosiley Pacheco, que trabalhou com os alunos dos terceiros anos do colégio o conteúdo sobre tipagem sanguínea.

“É um evento pedagógico que acrescenta, na caminhada estudantil, um conjunto de experiências relevante para formação”, disse o diretor do colégio, professor Volnecir Hoffmann, ressaltando que a colaboração dos funcionários e professores foi essencial para o sucesso da Feitec.