Em Paranavaí, Justiça no Bairro realiza quase 2 mil atendimentos

Publicado em 27 de Julho de 2023 às 09:43

Programa aconteceu na Unidade da Unipar, no último sábado (22)

No último sábado (22), o Programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), coordenado pela desembargadora Joeci Machado Camargo, foi realizado na cidade de Paranavaí, nas dependências da Universidade Paranaense – Unipar, que já há vários anos é parceira do evento, também por meio do curso de Direito, que direciona seus acadêmicos aos atendimentos.

O programa entrega a prestação jurisdicional às demandas reprimidas, além de promover orientações jurídicas e realização de perícias judiciais à população hipossuficiente.

Nesta oportunidade, cerca de 35 alunos (de todas as séries) estiveram envolvidos com a ação, sob a supervisão dos professores Albino Gabriel Turbay Júnior, Angélica Giosa, Fabiana Eliza Mattos e Júnior Cézar Nunes de Freitas.

Foram oferecidos os seguintes serviços: Cível (Curatela), Família (Divórcio, Alimentos, Guarda, Regulamentação de Visitas, Reconhecimento e/ou Averiguação de Paternidade/Maternidade, Reconhecimento e Dissolução de União Estável) e Registros Públicos (Retificação de Registro Civil), além dos atendimentos litigiosos (sem acordo), com o apoio da Defensoria Pública do Estado, em um total de quase 2 mil atendimentos.

Ao longo do dia, 25 pessoas foram atendidas em suas demandas judiciais consensuais, o que significa dizer, quando as partes estão presentes e manifestam sua vontade no mesmo sentido, desta forma possibilitando a audiência de conciliação e resolução do conflito de forma imediata. “Algumas semanas antes do evento, nossos Acadêmicos receberam capacitação de como acessar e alimentar o sistema utilizado pelo Tribunal de Justiça no Justiça no Bairro. Assim, puderam conduzir os atendimentos em todo o tempo, vivenciando de fato o Direito e compreendendo conflitos sociais”, explicou a coordenadora do curso na Unidade de Paranavaí, professora Angélica Giosa.

E acrescentou: “durante a graduação, o acadêmico de Direito recebe uma formação ética e humanística. Eventos como este, permitem justamente a aplicação dos conhecimentos teóricos de sala, bem como, o aprimoramento na formação pessoal, social e profissional do futuro na carreira. Ainda mais, permite a percepção do olhar sobre o outro na compreensão dos problemas sociais”, concluiu.

O evento foi encerrado com chave de ouro, uma verdadeira celebração ao amor, com a realização da oficialização do casamento de forma coletiva para 73 casais.