Em Cianorte, curso de Educação Física realiza trilha noturna

Publicado em 12 de Maio de 2023 às 13:31

Atividade aconteceu em parceria com a Prefeitura Municipal e o Corpo de Bombeiros

No dia 9 de maio, o curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar/Cianorte realizou uma trilha noturna no Parque do Cinturão Verde. Todos os acadêmicos da graduação participaram do evento, que contou com a parceria da Brigada de Incêndio do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Esporte.

O objetivo da proposta está alinhado à conscientização de todos sobre a importância do exercício físico associado à preservação ambiental, conteúdo que é explorado pela disciplina de Fundamentos Metodológicos do Ecoesporte, ministrada pelo professor Claudinei dos Santos.

A atividade teve início com uma palestra acerca da história do próprio parque onde a caminhada foi realizada, sua fauna e flora – apresentada pelo tecnólogo em meio ambiente Michel Thomaz. Na oportunidade, Michel também falou a respeito dessas características no Brasil.

A trilha escolhida evidencia um espaço de conservação ambiental que apresenta uma grande diversidade de espécies da fauna e flora da região. Durante o trajeto, os alunos puderam observar e conhecer mais sobre a riqueza do ecossistema local, além de praticar atividade física em contato com a natureza, buscando minimizar o impacto ambiental.

“Acredito que a ideia foi muito oportuna para os nossos acadêmicos refletirem sobre a importância da preservação ambiental e como podem contribuir, praticando atividades físicas que respeitem e valorizem a natureza. Além disso, mostrou como é possível desfrutar exercitar-se de forma sustentável”, explicou o professor.

Os organizadores objetivam, ainda, realizar eventos maiores com essa temática, envolvendo alunos e a população para promover integração e aprendizado.