Doutores da informática: Egressos da Unipar conquistam título

Publicado em 4 de Julho de 2019 às 16:00

UTFPR, IMPE, UEM, USP e Universidade de York, na Inglaterra, foram as opções que escolheram para essa trajetória de estudos

Após a graduação, são diversos os caminhos disponíveis para o profissional se especializar e garantir melhor colocação no mercado de trabalho. A continuação dos estudos é fundamental para ele impulsionar a carreira e se destacar.

Muitos vão além e chegam ao doutorado. O curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, tem vários egressos que optaram por buscar este título, uns no Brasil, outros no exterior.

A coordenadora do curso de Sistemas de Informação, professora Claudete Werner, se orgulha disso: “É gratificante ver estes resultados: foram alunos meus e agora têm o mundo todo para conquistar. Fico extremamente feliz e orgulhosa de vê-los realizando seus sonhos e se tornando grandes profissionais”.

Ela diz que todos reconhecem a importância dos incentivos que receberam durante a graduação na Unipar para essa longa caminhada de estudos, que envolveu muita dedicação.

Um deles é Ayslan Trevisan Possebom, que concluiu seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é professor no Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Segundo ele, as atividades desenvolvidas durante a graduação o incentivaram a lidar com novos desafios, tanto na área tecnológica quanto na gestão: “Com a boa preparação oferecida pelo curso e a orientação constante dos professores, consegui atingir o objetivo profissional que almejei: o doutorado. Além disso, na Unipar, os temas abordados eram atualizados e a estrutura de laboratórios para praticar era completa”.

Também professora no IFPR, a egressa Daniela Eloise Flôr é outro exemplo. Ela, que fez parte da primeira turma de Ciência da Computação da Unipar, realizou seu doutorado em Computação Aplicada no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos/SP. “Cresci junto com a Unipar nesse curso, vendo investimentos diários para oferecer sempre o melhor aos alunos”, orgulha-se.

Ela diz que todo o conhecimento adquirido na graduação lhe deu confiança para buscar estudos mais avançados: “Foram cinco anos de muito esforço, aprendizado e dedicação que me fizeram ter a certeza de que eu havia escolhido a área certa”.

Já o egresso Gabriel Costa Silva buscou alçar voos mais altos, fazendo seu doutorado na Universidade de York, na Inglaterra. Ele conta que a graduação foi fundamental para despertar sua paixão pela pesquisa e a docência.

“A biblioteca atualizada, os laboratórios bem equipados e a infraestrutura de salas de aula foram essenciais para o bom aprendizado. Porém, a maior contribuição veio das pessoas. Meus professores eram bem preparados, bem humorados e comprometidos com o ensino e com o desenvolvimento do curso. O apoio e orientação que recebi me trouxeram para aonde estou hoje”, afirma o ex-aluno da Unipar, que hoje é professor na UTFPR, em Cornélio Procópio.

Informática e agronomia

Hudson Sérgio de Souza buscou o doutorado em Agronomia com ênfase em Agro-Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ele conta que a graduação permitiu que tivesse contato com as principais tecnologias e tendências de mercado, o que lhe abriu portas.

“Os laboratórios de informática, as Semanas Acadêmicas, participação na empresa júnior, atividades extracurriculares... Toda essa estrutura e oportunidades que o curso da Unipar me ofereceu solidificaram meus conhecimentos para prosseguir nos estudos”, enfatiza.

Atualmente docente na Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (UniFatecie), Souza já se dedica ao pós-doutorado na UEM, dando continuidade às pesquisas na área que optou. Ele desenvolve softwares que solucionem problemas técnicos dos engenheiros agrônomos.

Na USP

Focado em sistemas para a plataforma Apple, o egresso Fernando Luiz de Almeida realizou doutorado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). A escolha, segundo ele, contribuiu para conquistar o cargo de coordenador no projeto de inovação tecnológica da Apple e de professor no Centro Universitário SENAC.

O fato de saber que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, buscando profissionais bem preparados, estimulou Fernando a realizar a graduação da Unipar. “Foi o que me deu base e abriu portas para entrar no mercado e chegar aonde estou hoje, em especial os projetos de iniciação científica que me guiaram ao mestrado”.

O ex-aluno Igor Scaliante Wiese também foi para a Universidade de São Paulo fazer o doutorado, só que no Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP). Professor adjunto na UTFPR em Campo Mourão, está iniciando o pós-doutorado na Northern Arizona University, no Arizona, Estados Unidos.

Ele conta que o primeiro contato com a engenharia de software e a pesquisa foi na graduação: “Foram anos de aprendizado, novas experiências e dificuldades superadas, sempre com ajuda e apoio do corpo docente. Só posso agradecer o carinho e dedicação que acrescentaram à minha formação”.

O IME-USP também foi a opção do egresso Luiz Arthur dos Santos para o doutorado. Ele diz que o corpo docente da Unipar foi a inspiração para prosseguir os estudos: “Meus professores eram altamente motivados e ministraram conteúdos que eu utilizo até hoje; a graduação me deu uma base de conhecimento muito complexa, que me preparou para seguir estudos mais avançados”.