Dor e sofrimento são temas de abertura da Semana Acadêmica de Biomedicina

Publicado em 5 de Outubro de 2023 às 14:39

Evento teve uma rica programação de palestras, minicursos, mesa-redonda e Fórum; profissionais de análises clínicas dividiram os ‘Perrengues laboratoriais’

A 16ª edição da Semana Acadêmica do curso de Biomedicina foi realizada com foco em desenvolver habilidades diferentes das propostas em sala de aula. Evento elencou reflexões essenciais, em uma programação que contou com palestras, minicursos, mesa-redonda e Fórum de Egressos.

A abertura foi realizada em parceria com o curso de Estética e Cosmética. Os colegiados receberam o Dr. Francisco Castillo, da Argentina. O médico abordou o tema ‘Dor e sofrimento: tratamento multidisciplinar’ e fez uma retrospectiva do que ao longo da história entendeu-se como dor. Falou das distintas contextualizações e marco de dor a partir das ciências.

O Dr. apresentou o significado de dor em distintas culturas e épocas. Sobre a sociedade atual, fez referência ao fato de a dor ser tolerável em alguns casos, como na realização de procedimentos estéticos, e haver resistência em um tratamento médico de saúde minimamente invasivo.

O evento seguiu com nomes importantes. As profissionais Cristiane Grecchi e Sandra Gasparro falaram sobre ‘Intercorrências e complicações na estética’. Gasparro também ministrou os temas ‘Alta tecnologia na Estética: endolaserderm’, e ‘Estética no Brasil e suas representações’.

Ainda, foram convidados Leomar Almeida, que abordou sobre ‘O papel do biomédico na estimulação cardíaca artificial’, Rodrigo Sotomaior e Emanuelle Bracalhão, com ‘O papel do biomédico no diagnóstico por imagem’, e Caroline Mantovani, compartilhando conhecimentos na área de ‘Reprodução assistida: a evolução além do nascimento’.

Outro momento contou com minicursos, que trouxeram temas diversos: Coleta de sangue e flebotomia, com Nely Tschurtschenthaler, Urgência e Emergência, com Bárbara Horvath, Análises de Lâminas Hematológicas, com Anderson Ferreira, e Estética Invasiva, com Everton Padilha.

Uma das noites teve mesa de debates, intitulada ‘Perrengues laboratoriais: Discussão de casos clínicos’. Participaram representantes de laboratórios de análises clínicas de Cascavel: Fernanda Machado, Luciene Haubricht, Nely Tschurtschenthaler, Grazielle Mecabô, Anderson Ferreira e Aline Costa.