Docente da unipar representa Paraná em visita estratégica na Argentina para fortalecer cooperação científica

Publicado em 11 de Novembro de 2025 às 09:22

Professora Glacy Jaqueline da Silva participou de intercâmbio com o CONICET, visando consolidar o Paraná como polo de inovação no Eixo do Trópico de Capricórnio

A professora do Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Universidade Paranaense (Unipar), campus Sede em Umuarama, Glacy Jaqueline da Silva, integrou uma comitiva técnica e científica em uma visita estratégica no Grande Norte Argentino durante a semana de 20 de outubro de 2025. Representando o NAPI - Agrogenômica, a visita teve como objetivo central fortalecer os laços de cooperação com o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) da Argentina e outras instituições de pesquisa locais.

A missão, organizada pela Fundação Araucária, é um passo fundamental nas ações de diplomacia científica do Paraná para consolidar o "Eixo do Trópico de Capricórnio" e o "Corredor Bioceânico". Este corredor é considerado a ligação multimodal (rodoviária, ferroviária e portuária) mais viável para conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, posicionando o Paraná como uma plataforma logística e de inovação crucial na América do Sul.

A agenda na Argentina incluiu um seminário em Salta e visitas técnicas a centros de pesquisa e universidades em Tucumán. O encontro reuniu pesquisadores de diversas províncias argentinas e teve como foco principal colocar em prática os acordos de cooperação mútua assinados recentemente.

A ideia é que, a partir deste intercâmbio científico, sejam estruturados projetos aplicados com desenvolvimento previsto para iniciar já no ano de 2026. As áreas prioritárias discutidas são estratégicas para o Paraná, incluindo agrogenômica, bioeconomia, alimentos e saúde.

Para Glacy da Silva, o intercâmbio com os pesquisadores abre amplas possibilidades de integração científica e cooperação mútua. “Participar da consolidação do Eixo de Capricórnio, voltado à inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável, representa uma oportunidade de benefícios recíprocos para ambas as regiões. É uma grande honra, como pesquisadora e representante do NAPI Agrogenômica, da Fundação Araucária e da Unipar contribuir ativamente para a construção deste eixo estratégico de conhecimento e desenvolvimento regional”.