Docente da Unipar ministra palestra sobre a importância do brincar para alunos do Colégio Sesi

Publicado em 6 de Setembro de 2022 às 11:35

Momento fechou uma proposta ligada a umas das oficinas desenvolvidas com os estudantes

Neste mês de agosto, a professora da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama, Lucyelena Amaral Picelli ministrou palestra aos alunos do Colégio Sesi da Indústria. Cerca de 25 estudantes do Ensino Médio acompanharam o momento, que teve como tema ‘Brincar é preciso’.

Segundo explicou a docente, o objetivo foi reforçar e resgatar as atividades lúdicas na vida do ser humano, evidenciando a participação e a importância de adultos ou amigos integrados neste contexto. “A realização dessa palestra veio agregar valor à oficina promovida pelo Sesi, intitulada ‘Marco Véio’ – um vídeo que viralizou na internet há cerca de 8 anos, quando os primos Marcos Martinelli e Leandro Beninca narrando um momento de brincadeira em um carrinho de rolimã, explicou.

SOBRE A OFICINA

Essa oficina ‘Marco Véio’ trouxe uma temática muito importante para os dias atuais, pois com o crescimento do uso dos dispositivos eletrônicos as brincadeiras e jogos tradicionais foram ficando de lado. O objetivo dessa oficina foi resgatar jogos e brincadeiras que possibilitam convívio e a interação social e mostrar a importância dessas atividades para a saúde física e mental. Ainda foram realizadas diversas atividades ao longo do trimestre, incluindo leitura de livro específico, filme e palestra com profissionais da área. Além disso, os alunos pesquisaram sobre brincadeiras antigas e aplicaram com os colegas.

METODOLOGIA SESI

O Colégio Sesi da Indústria, em Umuarama, oferece uma metodologia diferenciada, baseada nas oficinas de aprendizagem, que tem como objetivo dar significado ao aprendizado e proporcionar experiências nas mais diversas áreas do conhecimento.

“Fiquei muito bem impressionada com a participação dos alunos, que se interessaram fazendo perguntas e comentários muito pertinentes sobre o assunto que abordei na palestra. Também pude perceber que se as famílias estivessem mais próximas dos adolescentes e jovens, principalmente orientando e incentivando nas atividades recreativas ou de lazer em seus tempos livres, teríamos seres humanos mais carinhosos, mais afetivos, compreensivos, pacientes, sem contar os diálogos saudáveis entre os membros dessas famílias”, expôs Lucyelena.

O convite para a palestra foi feito pelos professores responsáveis pela oficina, Josiane Peclat Barbosa e Willian Baraviera de Almeida.

Última atualização em 6 de Setembro de 2022 às 21:24