Discente do Mestrado em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica capacita profissionais de saúde do município de São Pedro do Iguaçu -Pr

Publicado em 5 de Junho de 2017 às 09:40

No dia 16 de Maio de 2017, a farmacêutica e discente, do Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos da UNIPAR, Rosana da Matta, juntamente com o Prof. Dr. Euclides Lara Cardozo Junior, docente do Programa, estiveram no período matutino no município de São Pedro do Iguaçu/PR ministrando curso de capacitação para profissionais da atenção primária de saúde. Foram capacitados 16 profissionais entre enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, agentes comunitários de saúde, assistente social e técnicos de enfermagem. O curso teve como objetivo capacitar os profissionais quanto às práticas de fitoterapia para utilização em sintomas menores do Trato Respiratório Superior como tosse, espirros, congestão nasal e coriza. Foram realizadas atividades teóricas em relação aos sintomas menores, quanto aos cuidados e acolhimento ao paciente, além de explicações sobre o arsenal terapêutico de plantas medicinais e fitoterápicos. Na parte prática, foram demonstradas técnicas de inalação, infusão, aplicação de cataplasmas com a utilização de ervase óleos essenciais.

Além desse conhecimento, os profissionais tiveram informações prévias com relação a grupos e situações de riscos, casos em que a fitoterapia não é indicada, e/ou situações em que há contraindicação do uso de plantas medicinais. Também foram discutidas possíveis interações entre plantas medicinais e medicamentos esituaçõesem que haja a necessidade de encaminhamento a outros profissionais.

A atividade faz parte das parcerias realizadas entre a UNIPAR, através do Programa de Pós-Graduação em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica e do Curso de Farmácia da Unidade de Toledo, e a Prefeitura Municipal de São Pedro do Iguaçu. O município foi contemplado com recursos do Ministério da Saúde para a implantação da fitoterapia na atenção básica e consolidação da assistência farmacêutica com uso de fitoterápicos.