Encontro abordou uso de novas tecnologias, perfil dos estudantes e avanços nos indicadores de qualidade da unidade

Na terça-feira, 29, integrantes da Diretoria de Educação e Inovação da Universidade Paranaense (Unipar) se reuniram com os coordenadores de curso do campus de Francisco Beltrão para apresentar novas ferramentas de gestão e identificar as principais demandas das equipes acadêmicas. De acordo com o professor Gillianno Mazzetto, diretor da pasta, uma das prioridades da gestão é fortalecer a proximidade com os professores e os estudantes.
Ele destacou que o perfil do calouro da Unipar tem passado por mudanças, o que tem levado a instituição a repensar suas estratégias de avaliação e interação com os alunos. O professor também abordou os impactos do avanço da Inteligência Artificial (IA) no cenário educacional, considerando o tema como parte de um novo paradigma.
“Toda nova tecnologia é uma ferramenta e o que estamos vivendo agora é algo que já começou há algum tempo, que é a passagem do paradigma do conhecimento para o paradigma da informação e das conexões. Antes você ia a uma biblioteca ou a uma universidade para adquirir conhecimento, desde o surgimento da internet isso mudou. Estamos num momento onde a capacidade de análise crítica, da criatividade e de processamento da informação de forma mais estruturada é muito mais importante”, afirmou.
Diante desse cenário, o diretor reforçou a necessidade de se repensar o formato das avaliações acadêmicas.
Bons resultados da unidade
Durante o encontro com os docentes, Gillianno também celebrou os bons resultados obtidos pelos cursos da Unipar em Francisco Beltrão no Exame Nacional de Desenvolvimento de Estudantes (Enade) e no Conceito Preliminar de Curso (CPC). “Estamos muito felizes, porque isso é resultado de todo um time, de professores, coordenadores e o apoio que eles têm da direção. Ratifica o trabalho da equipe educativa e o empenho de todos.”
A professora Cíntia Araújo, gerente-geral do ensino presencial, destacou o comprometimento da equipe docente da Unipar, fator que, segundo ela, tem contribuído diretamente para os resultados positivos obtidos nas avaliações institucionais. Os cursos do campus de Francisco Beltrão alcançaram desempenho expressivo no Enade e no CPC, com destaque para o curso de Odontologia, que figura como o melhor do Paraná e o segundo melhor do Brasil, de acordo com o CPC.
“Isso são frutos de um trabalho bem elaborado e coisas que o ensino presencial acaba remetendo. A importância de estar próximo do aluno, ensinando o aluno, focando numa aprendizagem mais significativa. E isso o ensino presencial pode proporcionar aos alunos.”
Cintia ressaltou ainda que a diretoria de Educação tem como missão oferecer aos docentes as ferramentas necessárias para que estejam preparados para liderar com excelência. “Buscamos instrumentalizar os educadores e dar condição de preparo para que eles se tornem grandes líderes e consigam conduzir estes cursos com a qualidade que eles merecem".
Última atualização em 6 de Maio de 2025 às 16:22