Direito Umuarama: Egressos da Unipar são nomeados desembargadores no Paraná

Publicado em 28 de Outubro de 2022 às 11:55

Curso comemora as inúmeras conquistas de sucesso de profissionais que se formaram na Instituição

A Universidade Paranaense - Unipar sente-se honrada em fazer parte da trajetória profissional de inúmeros egressos, que hoje ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Nesta semana, o curso de Direito da Unidade de Umuarama celebra outras duas conquistas de ex-alunos.

A primeira é do juiz Rosaldo Elias Pacagnan, considerado um ícone da magistratura, em Cascavel – cidade que chegou no ano de 1996, após passar por outras comarcas do Estado. Formado em Direito (1989) pela Unipar/Umuarama, sua carreira começou cedo, aos 21 anos de idade.

Em Cascavel atuou como juiz de Direito Substituto, juiz da Vara de Família e Infância e Juventude, juiz da 2ª Vara Criminal, juiz da Vara de Execuções Penais e dos Presídios, juiz da 3ª Vara Cível, e desde meados de abril de 2009, como juiz Supervisor do 1ª Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública. Nesse período, exerceu por dois biênios, a função de juiz Diretor do Fórum, além de exercê-la interinamente por inúmeras vezes, desde quando passou a ser o juiz mais antigo em exercício na comarca (critério de substituição automática, na ausência do juiz de Direito do Fórum). Paralelamente, exerceu por diversos períodos a jurisdição eleitoral nas Comarcas onde passou, dirigindo plebiscitos, eleições gerais e municipais. Dr. Rosaldo ainda exerceu a docência no ensino superior, nos cursos de Direito da Unipar (Umuarama e Toledo) e da Univel (Cascavel), lecionando as disciplinas de Teoria Geral do Processo e do processo Civil, contribuindo com a formação acadêmica de centenas de alunos. Foi diretor e vice-diretor do Núcleo de Cascavel da Escola da Magistratura do Paraná em diversos períodos, e professor do Curso de Preparação à Carreira da Magistratura do mesmo Núcleo, desde o ano de 2000.

Em setembro último, foi elevado e tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, assumindo uma vaga do 5º Constitucional da Advocacia, cargo decorrente da implantação de duas novas câmaras na corte.

E mais um dos egressos da casa foi nomeado desembargador do TJPR neste mês de outubro (24/10), o atual diretor jurídico da Sanepar, o advogado Andrei de Oliveira Rech. Ele se formou em Direito pela Unipar/Umuarama (1999). O pai, Pedro Eloi Rech foi professor da primeira turma de Direito da Unipar (Fafiu, FADU) e Oficial de Justiça da Justiça do Trabalho. O irmão é Alexandre Rech, também formado na Unipar, e atualmente atuando com escritório de advocacia em Curitiba.

Em 2001, foi para Curitiba e, de 2002 a 2006, Andrei foi assessor jurídico no Tribunal de Alçada e Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Ainda em 2006, ele passou no concurso para ser advogado da Sanepar, e desde janeiro de 2019, exerce a função de diretor jurídico da companhia.

Segundo o coordenador do curso de Direito da Unipar, professor Valdecir Pagani, ambos foram excelentes alunos e merecem todo o sucesso da carreira que construíram, com a base sólida de um ensino qualificado e de excelência. E para o reitor, Dr. Carlos Eduardo Garcia, não é surpresa que profissionais com tanta expertise e competência, tenham chegado ao cargo mais elevado da magistratura. “Que alegria e honra para nós tais nomeações! Aqui na Unipar, trabalhamos de maneira incansável para talentos como estes terem espaço para desenvolverem seus talentos. Saiba que esta Instituição se sente honrada de fazer parte de um pedaço do sucesso de vocês”, comemorou.

Fontes: portal Preto no Branco (Juliet Manfrin) e jornal Ilustrado (Fernando Delgado).

Última atualização em 28 de Outubro de 2022 às 15:45