Dia do Enfermeiro é comemorado com discussões de saúde

Publicado em 31 de Maio de 2023 às 08:20

Semana tem por objetivo homenagear dois grandes nomes da Enfermagem no mundo – Florence Nigthingale e Ana Néri; assuntos atuais estiveram em pauta

O Coren/PR (Conselho Regional de Enfermagem do Paraná) organizou a Semana da Enfermagem (de 12 a 20/5) em várias cidades do Estado. Em Cascavel, o evento aconteceu na Universidade Paranaense – Unipar. A temática foi Enfermagem – uma força para a saúde brasileira.

Na abertura, a presidente do Coren/PR, Rita Franz, deu às boas-vindas a todos. A programação contou com debates importantes. Para falar sobre ‘Enfermagem – uma força para a saúde brasileira’, foi convidada Verônica de Azevedo Mazza; e para expor sobre ‘O protagonismo da Enfermagem na atenção à saúde’, subiu ao palco a enfermeira Valdirene Polonio.

A coordenadora do curso da Unipar, professora Débora Girardello, destaca a importância de celebrar a data com assuntos tão pertinentes, e parabeniza alunos, docentes e profissionais do cuidado: “As semanas de Enfermagem reforçam a importância do conhecimento científico na área da Enfermagem, mostrando que foi por meio dele que tivemos, ao logo dos anos, conquistas na nossa atuação, no nosso dia a dia, para conosco e para com a nossa forma de trabalhar e de como trabalhar, mas, também, para com o objeto do nosso trabalho, que é o cuidado. O conhecimento, aquilo que nos apropriamos, independente da categoria profissional, nos tirou da sombra de outras profissões e tornou nosso trabalho sistematizado, baseado em evidências, com qualidade e seguro”.

A Semana de Enfermagem do Coren Paraná aconteceu nas datas marcos da Enfermagem, iniciou no dia 12 de maio - aniversário de Florence Nightingale, e encerrou em 20 de maio, que foi o dia em que faleceu Ana Nery, a primeira enfermeira do Brasil.

Última atualização em 7 de Junho de 2023 às 11:32