Dia da Informática: Professor da Unipar aborda a importância da data e da tecnologia como um todo

Publicado em 12 de Agosto de 2021 às 08:00

Perspectivas de mercado, perfil profissional e revolução tecnológica entram no contexto

O Dia da Informática é celebrado em 15 de agosto, data em que surgiu o Electrical Numerical Integrator Analyzer and Computer (ENIAC), considerado o primeiro computador. Como esse fato é muito marcante para a área da Informática, o dia foi adotado como uma homenagem aos profissionais que auxiliam tanto a sociedade e de diversas formas.

Segundo expôs o professor Fernando Rigo Botelho, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, o fato é que a informática tem mudado o mundo. “Por mais que, de certa forma, a origem ou o grande impulsionamento da informática, assim como da internet e das comunicações, se deu a partir das guerras, a Tecnologia da Informação (TI) vem facilitando a vida das pessoas há 80 anos”. De acordo com Botelho, isso inclui a otimização do trabalho e das tarefas do dia a dia.

De forma geral, a tecnologia tem um propósito simples: auxiliar na coleta, guarda e disseminação ou comunicação das informações na vida das pessoas e das empresas. “Temos feito tudo tão automaticamente, coo por exemplo, enviar uma mensagem pelo celular, que nem nos damos conta dos detalhes que permeiam esse processo”, destacou o professor.

Como se trata de uma área em franca expansão e desenvolvimento diário, o perfil profissional requer dinamismo. “Profissionais qualificados são disputadíssimos e a tendência é que isso continue pelos próximos anos. Inclusive, é uma excelente opção para quem busca uma área com bons salários e posições”, salientou, acrescentando que no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unipar a maioria dos alunos já faz estágio e tem a oportunidade prática antes mesmo da formação.

Mas é preciso continuar investindo em qualificação, já que manter-se atualizado é essencial para o sucesso profissional. “Para isso, aqui na Unipar nós buscamos manter um canal aberto, além de várias parcerias com as empresas para fazer esse ciclo rodar com sucesso”, finalizou.