De aluno a professor: a trajetória de Geraldo Scramin Neto na Unipar

Publicado em 24 de Março de 2021 às 14:00

Atualmente, ele é docente e coordenador na Universidade Paranaense, Unidade de Cianorte

Definir qual profissão seguir pode não ser uma escolha fácil. Às vezes, não é possível enxergar as infinitas possibilidades de atuação em determinada área. Outras vezes a escolha se faz por meio de questões pessoais, como foi o caso do egresso do curso de Direito da Universidade Paranaense, Unidade de Cianorte, Geraldo Scramin Neto.

O ingresso na Unipar ocorreu em 2009 e a decisão pelo curso de Direito se deu, como ele mesmo diz, “por questões da vida”. O que Geraldo não esperava era que havia um leque de possibilidades que o mundo jurídico poderia oferecer.

Geraldo lembra o quanto os projetos de pesquisa e extensão foram importantes durante o período da graduação “Funcionou muito bem tem participado, desde o início, de Projetos de Extensão e ainda mais, de Projeto de Pesquisa, especificamente o PIC, com os consequentes Encontros Científicos. As atividades me aproximaram dos professores, da coordenação, e da própria Instituição de Ensino, além, de outras tantas outras pessoas fora do ambiente acadêmico. ”

O último ano da graduação foi marcado por conquistas importantes: o Trabalho de Conclusão do Curso, a aprovação no Exame da Ordem no último ano e o ingresso em seu primeiro estágio prático-profissional.

Após estar formado veio a aprovação no processo seletivo para ser responsável técnico no SAJUG ” foi uma experiência única em minha vida, e logicamente, minha porta de entrada profissional na Unipar/Cianorte. Passei nas provas seletivas para Mestrado da UEL e da UNIPAR... optei pela “minha casa” e pelo excelente programa de Mestrado em Direito Processual e Cidadania.” lembra Geraldo.

O mundo jurídico é uma caixa de surpresas e foi uma dessas que levou o Geraldo às salas de aula. Ele lembra que o começo foi com medo, mas a vocação o escolheu “lá se vão alguns anos como professor, essa minha nova profissão/vocação que me escolheu, aliás, com o impulso de meus sempre presentes professores de toda vida.

E é justamente com nossos alunos, do primeiro ao último ano, das aulas teóricas e práticas, dos estágios simulado e real, que eu fui aprendendo e me dando conta de quanto eu ainda precisava crescer pessoal e profissionalmente. Tenho feito isso a cada ano letivo que inicio e com muito orgulho”.

Atualmente, Geraldo leciona as disciplinas de ciência política, pesquisa jurídica, direito processual civil, direito de família e sucessões e é professor de estágio simulado e real. Ele lembra que mesmo com a docência não deixou de lado o advogar.

“ É uma função essencial à justiça e que exerce verdadeira simbiose com a docência; uma acresce à outra; e isso me ajuda em minha carreira como professor-advogado. Nossa vida é um misto de desafios e conquistas. Para tanto, me permito continuar advogando, lecionando na graduação e pós-graduação, a fim de atingir meus tantos outros sonhos e metas, que ainda e sempre, irão mover a minha vida, planejamentos e ações! ”