Em homenagem ao Dia do Professor, a Universidade Paranaense (Unipar) celebra histórias daqueles que dedicam seus dias a viver um sonho e a contribuir para que outros se tornem realidades, como é o exemplo da professora Carolina Corso Rodrigues Marques, graduada pela Unipar em Arquitetura e Urbanismo, em 2010, no campus de Cascavel, e pós-graduada em Arquitetura e Iluminação pelo IPOG (Instituto de Pós-Graduação e Graduação).
Ela conta que, desde a infância, brincava de ser professora. Aos 15 anos, foi “estagiária” em uma escola municipal. “O ensinar sempre esteve em mim, quando comecei a namorar, meu agora esposo, com 18 anos, eu ensinava matemática para as primas dele”. Para ela, ter a oportunidade de transmitir o conhecimento é a realização de um sonho: “Um professor precisa ter o dom de ensinar, quando eu entro em sala de aula, meu cansaço do dia agitado acaba ali, eu me entrego e nem vejo as horas passarem”.
Carolina aceitou o convite para dividir a sua trajetória na educação. “Este ano, completo 15 anos de formada”. Desse tempo, ela está há 8 anos na docência e há 4 na Unipar. “Uma antiga coordenadora do curso em Toledo foi quem me convidou para fazer a banca de professor. Iniciei a carreira de docente em Toledo, mesmo morando em Cascavel, mas hoje estou há quase 2 anos somente em Cascavel”.
Para ela, lecionar no mesmo local onde se formou é uma honra. “Ser professora onde eu me formei, é, como já falei, um sonho realizado. Meus professores eram meus exemplos e hoje poder estar ao lado deles é indescritível”.
Além do compartilhamento de saberes, à docência proporciona a ela momentos que reforçam o papel do professor como um agente de transformação. “O que mais me marcou foi quando uma aluna que passava por uma fase muito difícil, estava em depressão profunda, me disse que só ia para a Universidade nas minhas aulas, porque ela sabia que eu ia colocá-la para cima e a incentivava a continuar. Ali, eu percebi que ser professora ia muito além dos conteúdos”.