Da graduação à docência: compromisso com a transformação é o que marca o trabalho de Jaqueline Hoscheid

Publicado em 15 de Outubro de 2025 às 15:47

Em homenagem ao Dia do Professor, a Universidade Paranaense (Unipar) celebra histórias que inspiram toda a comunidade acadêmica e a sociedade. Entre essas histórias, está a da professora Jaqueline Hoscheid, docente do curso de Farmácia e da pós-graduação no campus de Toledo.

Graduada pela Universidade em 2009, ela conta que leciona há 14 anos, sendo que 8 destes, são onde tudo começou, no local onde ela carinhosamente chama de casa. “Ser professora aqui onde me formei é motivo de imenso orgulho e gratidão. Caminhar pelos corredores onde dei meus primeiros passos como aluna e hoje poder ocupar o papel de docente e pesquisadora é uma sensação de missão cumprida, mas também de responsabilidade contínua. A Unipar foi o ponto de partida da minha carreira, o espaço onde aprendi que o conhecimento transforma vidas”.

Além da graduação em Farmácia, a professora Jaqueline conta com um mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), pós-doutorado em processos químicos pela Unioeste (Unioeste Estadual do Oeste do Paraná) e uma especialização em estética avançada pela Unipar, também realizada no campus de Toledo.

Jaqueline relata que soube da vaga pelo processo habitual da Universidade, via edital. “Quando vi a oportunidade, senti que era uma forma de retribuir à instituição tudo o que ela me proporcionou”.

E, assim, ela vem fazendo. “Ser professora, para mim, é um ato de vocação e compromisso com a transformação. É poder inspirar vidas, despertar curiosidades e formar profissionais capazes de contribuir de maneira ética e científica para a sociedade. O que mais me motiva, é ver o brilho nos olhos dos estudantes quando percebem o poder do conhecimento, especialmente na área de plantas medicinais, em que ensino a valorizar a ciência, a biodiversidade e o saber tradicional com base técnica e responsabilidade social. Ser professora é, acima de tudo, participar da construção de futuros e acreditar que cada aluno pode ser um agente de mudança”.

Dentre os momentos vividos na Universidade, diversos foram marcantes, porém com um destaque especial: “Logo no início da minha trajetória docente, uma aluna se encantou pela área de pesquisa e, com incentivo e orientação, decidiu seguir o caminho acadêmico. Hoje, ela está concluindo o doutorado e sempre faz questão de me agradecer por ter sido uma inspiração em sua jornada. Ver essa transformação e saber que, de alguma forma, contribui para o florescimento de uma nova pesquisadora, é algo que não tem preço. Assim como ela, muitos outros alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado têm seguido esse caminho, e isso reafirma o sentido maior da docência: inspirar, formar e multiplicar o conhecimento”.

Última atualização em 15 de Outubro de 2025 às 15:53