Cursos de Arquitetura e Engenharia Civil recebem Roberto José Falcão Bauer

Publicado em 27 de Setembro de 2022 às 08:26

Convidado veio de São Paulo para palestrar; cerca de 200 pessoas prestigiaram, entre acadêmicos da Unipar e da UTFPR e profissionais

A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, recebeu nos últimos dias um convidado especial, o engenheiro civil e professor Roberto José Falcão Bauer, que apresentou um estudo de caso sobre o colapso do viaduto ocorrido na marginal do Rio Pinheiro, na cidade de São Paulo (2019). Participaram da palestra magna acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo.

O evento recebeu, também, alunos da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), membros da comunidade externa e profissionais do sistema CONFEA/CREA, que integra o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, além dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia.

Segundo o coordenador dos cursos, professor Goulart, o palestrante trouxe de forma técnica, porém muito clara, desde o mecanismo de ação que levou um dos pilares da obra de arte à ruína, até os estudos necessários e o detalhamento de toda recuperação da estrutura, com imagens, vídeos e depoimentos de todos os envolvidos.

À frente da organização estiveram a coordenação de Núcleo de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unipar Toledo, e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, tendo como patrocinador o CREA-PR.

Após o evento, os participantes tiveram um coffee break, que oportunizou interação e integração das discussões acaloradas que tiveram durante a noite de conhecimento técnico aplicado. Participaram da atividade aproximadamente 200 pessoas.