Cursos da saúde participam de super-revisão na madrugada

Publicado em 26 de Setembro de 2023 às 10:03

Biomedicina, Enfermagem e Estética revisaram conteúdos em comum das graduações; os alunos se caracterizaram e criaram grito de guerra

Em Cascavel, aconteceu uma Super-Revisão de conteúdos durante a madrugada. De forma lúdica, a Universidade Paranaense – Unipar promoveu a revisão e fixação dos conteúdos de disciplinas básicas, que são comuns aos cursos da saúde. Participaram mais de 150 alunos da Biomedicina, Enfermagem e de Estética e Cosmética.

A proposta foi trabalhar conteúdos de bioquímica, biologia celular, microbiologia, química e fisiologia humana, além de casos clínicos. Tudo isso em uma programação com gincana, quiz com tinta na cara, triagem laboratorial de microorganismos, caça ao tesouro, júri simulado e atividade integrada dos formandos.

O evento foi idealizado junto à direção da Unidade, sob a organização e execução dos professores Bárbara Horvath, e Anderson Felipe Ferreira. Foram cinco grupos: as patricinhas, o pessoal do agro, os emos, os hippies e os skatistas. Cada um montou seu próprio stand e criou seu grito de guerra.

A docente salienta que as metodologias ativas se consagram como fundamentais no processo de aprendizado, sendo necessário que os professores criem mecanismos que, não só permitam o entendimento do aluno, mas tornem o processo de aprendizado interessante.

“Sair da rotina do aluno sentado, escutando enquanto o professor projeta um slide, cria um ambiente de reforço positivo com a disciplina, com a universidade e com o próprio saber”, frisa.