Cursos da saúde integram projeto Saúde da Mulher

Publicado em 28 de Julho de 2021 às 10:00

Psicologia, Enfermagem, Biomedicina, Estética e Cosmética estão juntos na atenção integral à mulher

Com o intuito de pensar questões relacionadas à mulher foi criado na Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, o projeto de extensão ‘Saúde da Mulher - práticas interdisciplinares’, desenvolvido pelos cursos de Psicologia, Enfermagem, Biomedicina e Estética e Cosmética.

Segundo a psicóloga Juliana Klein, o foco é olhar para a atenção básica e para a especificidade do ser mulher: “O objetivo é a compreensão integral do processo de saúde, levando em consideração questões biológicas, psicológicas e psicoeducativas”.

A responsável técnica do Centro de Psicologia Aplicada, Dyeniffer Parisoto, lembra que nos estágios não é possível atender toda a demanda, então, o projeto possibilita o acolhimento dessas pacientes e das referências que trazem, muitas vezes relacionadas à desigualdade de gênero e à violência.

O projeto envolve alunos do 3º, 4º e 5º ano, que fazem a triagem e o atendimento individual semanalmente e, ainda, relacionam teoria e prática, compreendendo o que envolve essas violências, como intervir, acolher o sofrimento e fazer o encaminhamento necessário.

Já no campo da Enfermagem, a docente Débora Girardello, destaca que o curso contribui com ações voltadas à coleta do preventivo, atividade privativa do enfermeiro na atenção primária. Participam do projeto alunos do 3º, 4º e 5º ano com competência para a consulta de enfermagem, que são realizadas no Centro de Saúde Escola, nas Unidades Básicas de Saúde e em campanhas.

“A saúde da mulher não é só a coleta, mas olhar para essa mulher num modelo clínico, para a necessidade de outros exames e encaminhamentos, como para a mamografia, por exemplo. Em alguns municípios, no acompanhamento da saúde da mulher, o enfermeiro atua inclusive com a prescrição de medicamentos”, frisa.

Com foco no cuidado integral, também participam do projeto os cursos de Biomedicina e de Estética e Cosmética. O primeiro atua na coleta de exames (custo zero ou valor reduzido), e o segundo desenvolve ações focadas à saúde e ao bem-estar, não apenas com procedimentos estéticos, mas outras demandas, como processos cicatrizante e inflamatório que possam ter auxílios no curso.

Cada curso tem o seu cronograma e demandas. Mais informações podem ser obtidas nos cursos, pelo telefone (45) 3321-1300.