Curso de Sistemas de Informação promove 15º Workshop de Informática

Publicado em 4 de Março de 2020 às 16:00

Evento tradicional que explora oportunidades da área de informática reuniu estudantes de todas as turmas e egressos

Para começar o ano em grande estilo o curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense, Unidade de Paranavaí, promoveu o 15º Workshop de Informática. O evento enriqueceu as primeiras semanas de aula com atividades técnicas desafiadoras (17/02).

Com a participação de estudantes de todas as quatro turmas, o objetivo foi proporcionar a aproximação dos estudantes da realidade nos desenvolvimentos de software e expor a diversidade de opções que o mercado de trabalho oferece nas áreas de atuação em informática.

Para os calouros, o workshop foi um momento de conhecer seus veteranos e os conteúdos da grade curricular e de incentivá-los a explorar todas as possibilidades que a Unipar oferece para a futura carreira.

Aos estudantes da turma do 2º ano foi dada a chance de reavaliar a multidisciplinaridade do curso; aos do 3º, de debater em workshop as oportunidades de estágio e temas que podem ser trabalhados; e os do 4º, de delinear o assunto que quer abordar durante o estágio.

Como acontece todos os anos, ex-alunos também participaram. Quatro, que se formaram no ano passado, foram convidados para apresentar seus trabalhos de estágio, citando as tecnologias usadas, local de estudos, benefícios gerados, dificuldades encontradas, propostas alcançadas, entre outros fatores.

Os temas expostos foram ‘O impacto da implementação de Business Intelligence em um sistema Erp’, por Matheus Ribeiro; ‘Sistema portátil de refrigeração e controle de temperatura utilizando a tecnologia Arduino’, por Matheus Bianchi; ‘Softapettite: gerencie sua pizzaria ou restaurante com eficiência’, por Matheus Faxina; e ‘A importância da análise de dados de business intelligence para a tomada de decisões – estudo de caso: ferramentas Pentaho e Power Bi’, por Guilherme Lopes.

A coordenadora do curso, professora Claudete Werner, diz ter ficado satisfeita com os resultados: “Foi um conjunto de atividades que integrou os estudantes e incentivou o debate sobre os desafios da atualidade e a valorização do profissional de TI”.

Segundo ela, o evento alcançou o sucesso que esperava porque colocou em pauta assuntos de grande interesse da maioria. “Com todos os professores do curso à frente das atividades, também se destacou pela troca de ideias, pelo engajamento, pela empolgação de todos. Foi bonito de ver!”, arremata.