Curso de Psicologia realiza mostra de estágios específicos

Publicado em 25 de Novembro de 2025 às 14:28

Acadêmicos dos anos concluintes apresentaram experiências vividas durante estágio e práticas aplicadas nos campos de atuação

O curso de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), campus em Cascavel, realizou o tradicional evento das mostras de estágios, que tem dois objetivos principais: possibilitar aos alunos do 7º e 8º período e do 5º ano apresentarem seus campos de atuação dentro dos estágios, compartilhando experiências vividas e práticas aplicadas, bem como, contribuir para que os alunos dos períodos anteriores conheçam e escolham suas respectivas ênfases.

“A mostra de estágio é uma oportunidade daquele aluno, que escolheu uma ênfase diferente, escutar o que o colega tem desenvolvido, além de fortalecer habilidades de oratória, apresentação de trabalho, comunicação em público e, também, auxiliar os acadêmicos dos semestres anteriores escolherem os projetos que pretendem participar”, explica a professora responsável pelos estágios curriculares, Patrícia Novaki Aoyama, Coordenadora do Centro Serviço Escola.

Um exemplo, é o do acadêmico Marcos Heck Soares, do 5º ano, que escolheu a ênfase em esquizoanálise, graças a uma mostra que assistiu quando estava no 4º ano. “Nós fazemos uma cartografia com os pacientes, onde analisamos linhas flexíveis, rígidas, que são as nossas interações com todos os campos, agenciamentos, relações pessoais, interpessoais. E buscamos flexibilizar algumas normas da sociedade, como a heterocisnormatividade, junto com a pessoa e com o grupo. A gente busca essas linhas de fuga para fazer com que a pessoa tenha novas estratégias para lidar com o sofrimento, a dor, a angustia, com o que está trazendo incômodo para ela”, afirma.

Ele explica que o estágio foi realizado com funcionários e alunos do Colégio Estadual Horácio Ribeiro dos Reis, com a oferta de plantão psicológico. “Nós estruturamos alguns horários e ofertamos os atendimentos de forma acessível, gratuita e sigilosa”. O estágio ocorreu em parceria com o Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ), um projeto do Governo Estadual e, que, em Cascavel, funciona na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), local também onde o plantão foi realizado.

De acordo com a professora Patrícia, a Unipar possui diversas parcerias para a oferta dos estágios, entre instituições privadas e órgãos públicos, além disso, os acadêmicos também podem sugerir locais de interesse, mediante viabilidade de convênio. “Isso permite ao aluno uma ampla possibilidade de campos de atuação e escolha, para que possa atuar como psicólogo na prática”, finaliza.