Curso de Psicologia realiza Fóruns Pedagógico e de Egressos

Publicado em 6 de Setembro de 2022 às 09:06

Duas noites para refletir sobre a profissão, preceitos éticos, compromisso e diversidade de áreas de atuação

A Universidade Paranaense comemora os mais de 20 anos do curso. Dois grandes eventos da Psicologia aconteceram nos últimos dias, na Unidade de Cascavel – o Fórum Pedagógico e o Fórum de Egressos. Na primeira noite, o psicólogo Silvio Araújo Vailões foi convidado para trazer a temática ‘Ser psicólogo é tão bom que todo mundo acha que é meio psicólogo – e as questões éticas são empurradas para debaixo do tapete?’.

O profissional, que é conselheiro responsável pela subsede do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, falou sobre o papel do Conselho de orientar à categoria, fiscalizar, acolher e acompanhar os profissionais em suas carreiras, e fazer parcerias com instituições. “A Unipar foi a primeira instituição de Cascavel em que realizamos um superevento, reunindo todas as demais”.

Com vasta experiência em sala de aula, Vailões compartilhou sobre sua atuação e olhar como professor, além dos processos disciplinares e éticos que acompanhou enquanto conselheiro.

O psicólogo lembrou os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil e ressaltou que há muitas coisas para comemorar, outras para melhorar e também para conquistar: “Devemos ter a compreensão do quanto a ética é imprescindível dentro da profissão, importante saber a técnica, aprofundar a teoria, mas tem o lado ético-humano das relações, que a profissão deve priorizar para crescer”.

Para ele, o espaço acadêmico pode proporcionar uma ação mais efetiva. Ainda, incentivou a união da categoria, o trabalho conjunto, a participação dos acadêmicos em comissões éticas, refletindo sobre a responsabilidade e compromisso do que é ser psicólogo.

Outra noite memorável foi o encontro com as ex-alunas do curso. As convidadas foram Ana Kissner, Alice Giacomelli e Eloísa Pompermayer, compartilhando suas vivências profissionais. As áreas de atuação abordadas foram a Psicologia clínica e jurídica, Psicologia hospitalar e cuidados paliativos e Psicologia em saúde da família, respectivamente.