Imigrantes e refugiados foram contemplados com a arrecadação dos insumos
O curso de psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Toledo, mobilizou a participação de acadêmicos de todos os cursos na Campanha pela Dignidade Menstrual, realizada em alusão à luta contra o feminicídio, em agosto, e arrecadaram absorventes. A ação também marcou a comemoração do aniversário da Lei Maria da Penha.
A iniciativa faz parte do projeto de curricularização da extensão do curso. O material arrecadado foi entregue à ONG Embaixada Solidária, em Toledo. A entidade atende famílias de imigrantes e refugiados de diversas nacionalidades em situação de vulnerabilidade social.
A coordenadora do curso, professora Marilena Olga Koch, enfatiza que todas as pessoas que menstruam têm direito à dignidade menstrual, que devem ter acesso aos produtos e condições de higiene adequados. “Trata-se de algo tão básico, mas que, infelizmente, ainda não está ao alcance de muitos”, declara.
Ainda, avalia que tem muito trabalho a se fazer a favor da sociedade. “Nesses dois primeiros dois anos de curso, sinto-me muito feliz com as ações e iniciativas estruturadas pelos nossos alunos”.