Curso de Psicologia promove Fórum Pedagógico e de Egressos

Publicado em 2 de Outubro de 2023 às 17:37

Discussão refletiu sobre o conceito de microagressão; vivências profissionais também foram compartilhadas

Em Cascavel, aconteceu a 19ª edição do Fórum Pedagógico e do Fórum de Egressos do curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar. Foram duas noites de trocas de conhecimentos. A abertura foi ministrada pelo professor Marcos de Jesus Oliveira, de Foz do Iguaçu, abordando a temática ‘Sua psicologia é diversa?’.

O palestrante é membro da Comissão Étnico-Racial e do Núcleo de Diversidade de Gêneros e Sexualidades da Comissão de Direitos Humanos do CRP-PR. Segundo o doutor, a pergunta permite fazer com que os participantes reflitam sobre sua prática psicológica no dia a dia.

O professor fez apontamentos de questões teóricas em termos de pesquisas que embasam o porquê é importante para a psicologia falar sobre questões de gênero, sexualidade e questões étnicos raciais. Em sua fala abordou referências técnicas que o Conselho de Psicologia já elaborou e resoluções e normativas, com foco nas questões colocadas pelo Código de Ética do profissional.

“Inúmeros estudos mostram que o estigma, o preconceito e a discriminação são geradores de sofrimento psíquico. Na nossa sociedade existem preconceitos relacionados à cor, raça, identidade de gênero e orientação sexual, e a ideia é sensibilizar o profissional para que não reproduza em seus atendimentos padrões que possam gerar sofrimento psíquico na pessoa que está sob seus cuidados”.

A segunda noite contou com a fala de ex-alunos do curso. Para falar de suas experiências profissionais, foram convidados os psicólogos Sidnei de Oliveira, Amanda Faedo e Carlos Eduardo Dias. Momentos da graduação, desafios profissionais, áreas de atuação foram compartilhados.