Curso de Psicologia participa da Praça da Empatia durante a Expobel 2024

Publicado em 8 de Abril de 2024 às 09:20

Foi um espaço acolhedor para que as famílias de pessoas com deficiência pudessem trocar experiências.

Acadêmicos do 5° ano do curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão, juntamente com a Associação Beltronense de Apoio à Pessoa Autista Inspiradora (Abapai) e a Prefeitura, participaram ativamente da primeira “Praça da Empatia”, apresentada durante a 31ª Expobel, que ocorreu nos dias 9 a 17 de março de 2024. A atividade teve orientação da professora e psicóloga Graciane Barboza da Silva.

Além da inclusão de Pessoas Com Deficiência (PCDs) no evento, foram desenvolvidas ações de caráter informativo para a conscientização dos visitantes, espaços recreativos para as crianças e a divulgação de iniciativas voltadas para este público.

Os acadêmicos de Psicologia tiveram como foco o trabalho sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), produzindo materiais educativos e com orientações direcionadas para as pessoas que convivem com o TEA. Foram elaboradas, por exemplo, cartilhas contendo dicas práticas sobre comunicação, hiperfoco e acesso a benefícios de direito desse público alvo, além do acolhimento das famílias e dinâmicas de interação com as crianças.

Segundo a professora Graciane, as atividades realizadas compõem conteúdos relacionados à disciplina de “Espaços Especializados e Intervenções em Psicologia”, da 5ª série do curso de Psicologia. A matéria prevê a discussão e reflexão acerca das intervenções junto deste público específico e as contribuições possíveis dos profissionais da Psicologia.

“Vale ressaltar a riqueza de experiências adquiridas pelos acadêmicos durante o projeto e a importância de tais ações para a comunidade, as quais nos mostram a realidade das práticas psicológicas em seus diversos contextos”, avalia.

Para a professora Taise Signorini, coordenadora do curso de Psicologia, “a formação em Psicologia precisa ir ao encontro das demandas sociais e, por sua vez, momentos como esses, apontam a importância da atuação profissional do psicólogo. Somos gratos a organização da Expobel e também a Abapai que nos permitem participar de ações dessa esfera”.