Curso de Psicologia faz Sarau de Poesias

Publicado em 5 de Outubro de 2021 às 08:00

Recital trouxe poemas autorais e de autores já consagrados; a ideia foi conhecer o outro, suas percepções e vivências

Noite de sarau de poesias enturmou os estudantes do 5º ano de Psicologia no anfiteatro da Universidade Paranaense – Unipar, em Cascavel. A partir do texto poético, a turma refletiu sobre temas importantes da atualidade, somando versos, estrofes e rimas.

A atividade foi proposta pela professora Hayana Siqueira, com o objetivo de criar um momento de interação, em que os acadêmicos pudessem expor suas percepções sobre o processo que estão passando. Tanto o processo de finalização do curso, quanto o processo de passar por uma pandemia.

“Foi um encontro muito bacana. Um espaço onde podemos nos expressar de modo artístico e proporcionar essa troca de saberes e de afetos. Foi muito rico poder participar e perceber que esse momento é compreendido de diferentes formas e que cada uma representa a singularidade e a vivência de cada aluno”, afirmou.

O tema do Sarau foi recomeço. Os alunos elaboraram poesias autorais e também emprestaram escritas de autores conhecidos, que vão desde Cecília Meireles até Braúlio Bessa, para expressar seus recomeços.

“A arte, como um todo, nos possibilita expressar emoções e sentimentos, aquilo de mais íntimo que temos, e a poesia é um desses instrumentos da arte. Por meio da verbalização nos permite conhecer de maneira poética o outro, nos permite acessar o outro”, reforçou.

Também, ao declamar seus poemas, cada um explicou o motivo da escolha e como aquelas palavras representavam seus ciclos. Carlos Eduardo Dias das Silva conta que cresceu no hip hop, grafite, dança e rimas, porém não havia declamado poesia. “Decidi retratar minha inserção na graduação, que foi difícil pela condição financeira e por me deparar com pessoas com realidades diferentes”, disse.

O acadêmico destaca que ele e os primos carregam uma analogia: “Somos a flor que brota da lama, lugar onde não tem nutrientes para crescer. Uma pessoa que veio de um bairro bastante julgado, com um discurso de que quem vinha daqui teria dois caminhos - o cemitério ou a cadeia; e que chegou à universidade”.

Mais do que falar sobre ciclos, ele falou sobre possibilidades de ciclos: “A Universidade, além do ensino, me trouxe lição de vida. Sou a primeira pessoa na família dos meus pais a se graduar e ter o ensino superior e romper com uma barreira de julgamento geográfico. Isso para mim é uma grande expressão e revolução. Quem vem daqui pode estar no ensino superior, ter uma profissão bacana e ir além”.

O evento recebeu convidados de fora: Andy Combatente, a psicóloga Lauana Pereira e o convidado Maicon Vinicius. O Andy, além de artista, trabalha com oficinas de poesia e é organizador do Sarau Marginal- Histórias que a rua conta. Parceiro do curso, semanas atrás realizou uma potente oficina de poesia com a turma, o que encorajou alguns alunos a produzirem poesias autorais ou a declamar poemas.