Curso de Psicologia fala sobre cuidados paliativos

Publicado em 20 de Dezembro de 2021 às 08:00

Psicóloga compartilhou sua prática acerca do assunto e esclareceu sobre o trabalho do psicólogo nessa área

Conhecimento para além do conteúdo programático. Com a ideia de aproximar o aluno dos campos de atuação, o curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, trouxe para a sala de aula profissionais de áreas distintas para compartilharem suas práticas.

Nos últimos dias, o curso recebeu a psicóloga Marina Machado Mota, que falou sobre sua vivência na modalidade de cuidados paliativos, entendida por um conjunto de práticas de assistência prestada à pessoa com doenças graves, incuráveis e progressão e com ameaça à continuidade da vida.

A psicóloga pontuou conceitos e princípios sobre o tem e a importância de um olhar multiprofissional e equipe especializada, com enfoque ao papel da psicologia na equipe de cuidados paliativos. “Estudo e comprometimento com o outro e com si mesmo são bases fundamentais para um bom profissional, nessa ou em qualquer outra área de atuação”, afirmou.

O convite foi feito pela professora Fernanda Fagnani, para ampliar as discussões da disciplina de Psicologia e Processos de Hospitalização. Segundo a docente, o objetivo é elucidar aos acadêmicos características específicas da situação dos pacientes e do atendimento e assistência psicológicos nesse âmbito.

“Doenças, tratamentos e morte fazem parte da temática hospitalar, sendo indispensável não só ouvir sobre, mas falar também. É desse modo que a disciplina acontece ao longo dos anos. Sabemos que é delicado falar de cuidados paliativos, mas indispensável para a formação profissional de nossos acadêmicos”, destacou.

A professora explicou, ainda, que a proposta da disciplina é propiciar ao aluno entrar em contato com princípios e leis que norteiam a prática. Sobre a temática, afirma que é perceptível o quanto essa prática de assistência ainda é vista por uma grande parcela da sociedade de maneira equivocada.

Com carinho, na oportunidade, a Universidade também recebeu a psicóloga Alice Giacomelli, egressa da Unipar e integrante da equipe que Marina coordena.