Curso de Psicologia do campus de Francisco Beltrão comemora 10 anos com Jornada Acadêmica

Publicado em 5 de Setembro de 2025 às 17:56

Programação abordou diferentes áreas da psicologia e promoveu confraternização entre acadêmicos e professores

Na última sexta-feira (29), se encerrou a VIII Jornada de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Francisco Beltrão. O evento marcou os dez anos do curso de Psicologia na unidade e contou com palestras, minicursos e a apresentação do livro “Manicômio Judiciário: a reclusão disfarçada de cuidado”, do psicólogo e professor Thiago de Sousa Bagatin.

Ao longo da semana, a programação reuniu atividades em diferentes salas e blocos da instituição, com debates sobre psicologia organizacional, filosofia e psique, psicanálise, psicologia na educação, terapia cognitivo-comportamental e análises psicológicas de filmes. Professores e profissionais convidados conduziram as sessões, ampliando a troca de conhecimentos entre acadêmicos e especialistas.

Além da programação acadêmica, houve uma confraternização no Pátio Barley, em alusão ao Dia do Psicólogo e ao aniversário do curso, reunindo estudantes, docentes e egressos.

A jornada também proporcionou espaço de reflexão para os participantes. A acadêmica do 5º ano de Psicologia, Bertieli Krampe de Almeida, destacou a importância do evento para a formação. “A Jornada de Psicologia tem crescido a cada edição com as novas turmas do curso. É muito bom vivenciar diferentes experiências com a diversidade de áreas e profissionais convidados. Estar no último ano e perceber o quanto esse espaço contribui para nossa formação profissional e pessoal é incrível”.

A colega de turma, Leticia Maria Sinhorin, reforçou o valor da participação nas atividades acadêmicas. “Durante esses cinco anos, só mergulhei de fato na jornada acadêmica neste último ano e me arrependo de não ter feito antes. Acredito que só entendemos a importância dessas experiências quando estamos no fim da graduação. Minha dica é: participem de tudo o que a universidade proporciona, porque são oportunidades únicas que enriquecem a nossa formação”.