Foram três noites de evento, com palestras, oficina e fórum do egresso, reunindo os acadêmicos no anfiteatro
O curso de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Toledo, realizou a sua 1ª Jornada Acadêmica no ano de 2025, por ser um curso com reoferta recente na instituição. Ao todo, foram três noites de evento, reunindo palestrantes que atuam em diversas frentes dentro da área e egressos da casa.
A abertura do evento, realizada no dia 5 de novembro, contou com apresentação cultural dos acadêmicos e com a palestra “O transtorno do espectro autista e os desafios da rotina escolar” com a terapeuta ocupacional, Nilmara Martins, e com a professora de educação infantil, Danieli Bringmann. Já no dia 6, a palestra teve como tema “Reinventar-se para continuar: educar com propósito em tempos de mudança”, com a pedagoga e especialista em educação, Andiara Lunelli.
Na mesma noite, os alunos participaram também da oficina. “Entre letras, histórias e sentidos: a literatura e o lúdico no processo de alfabetização”. Conforme destaca a aluna do 2º período Samara da Costa Torcatti, este, foi o seu momento preferido durante a Jornada. “Me encontrei e me vi na palestrante, Milena Galante, como uma inspiração de como ser professora, enxergando o individual, trazendo esse aprendizado mais lúdico e com vários sentidos para uma aprendizagem significativa, me idealizou como professora”. A oficina foi medida pelo professor do curso Dr. Juliano Borges.
Para fechar o evento, na noite do dia 7, ocorreu a palestra “Os aspectos emocionais na criança: contribuições na aprendizagem”, com o professor Dr. Jonas Recalcatti. Na sequência, foi realizado o Fórum dos Egressos, com as pedagogas Beatriz Broch, Solange da Silva e Gilmara Gafuri, a mediação ocorreu pela docente do curso, Caroline Recalcatti.
Conforme explica a coordenadora do curso, Fernanda Brasil, a Jornada tem como objetivo expandir os conhecimentos dos acadêmicos, abordando temas atuais do mercado. “A Jornada de Pedagogia é crucial para a formação continuada dos acadêmicos, promovendo a atualização de conhecimentos sobre temas relevantes e contemporâneos como o Transtorno do Espectro Autista e as experiências na docência. Tais eventos estimulam a reflexão crítica e a articulação entre teoria e prática, essenciais para o aprimoramento da identidade profissional do futuro pedagogo”, finaliza.