Curso de Pedagogia promove Fóruns Pedagógico e de Egressos

Publicado em 16 de Setembro de 2022 às 13:21

Com o tema ‘Inclusão e Inserção Social: Habilidades, Saberes e Competências’, evento contou com uma programação rica e diversificada

O curso presencial de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama, promoveu de 16 a 19 de agosto, o seu 21º Fórum Pedagógico e 19º Fórum de Egressos, com o tema ‘Inclusão e Inserção Social: Habilidades, Saberes e Competências’.

Se trata de um projeto que propõe a participação em uma ação pedagógica de formação e de informação, e que tem como objetivo promover a compreensão do contexto educacional brasileiro atual e reconhecer nas propostas educacionais apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia, a necessidade do diálogo e esclarecimentos sobre a transformação das ações pedagógicas, tanto no aspecto do ensino quanto da aprendizagem e ações de gestão da Educação escolar e não-escolar - pelos processos de Inovação e Transformação da Educação. “O nosso evento discutiu e analisou críticas e sugestões para a melhoria do curso, além de outros temas e informações sobre a profissão do Pedagogo”, destacou a coordenadora, professora Maria do Carmo de Oliveira Nogueira.

Com uma programação rica e diversificada, o evento contou com quatro palestras ministradas por diferentes profissionais.

PROGRAMAÇÃO

. Palestra ‘A APADEVI e a Educação para pessoas com deficiências visuais’, com a professora Rosana Urbainski Rodrigues;

. Palestra: ‘SESC e a PEDAGOGIA ATIVA’, com o egresso professor Gabriel Valhejo;

. Palestra ‘Patrulha Escolar’, com a egressa professora Glaucia Carolina Marques.

. Palestra ‘Altas Habilidades e Superdotação’, com a egressa, pedagoga e professora Sueli Zanatto.

Em todos os dias houve atividades artístico-culturais e apresentações musicais nas aberturas das palestras.