Curso de Pedagogia promove Aula Magna abordando o Autismo

Publicado em 5 de Abril de 2022 às 08:37

No formato mesa redonda, o evento destacou a atuação pedagógica e o diagnóstico com relação ao espectro

Em 31 de março, o curso de Pedagogia presencial da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama promoveu sua Aula Magna 2022. O evento abriu as ações extensionistas da graduação e teve como tema ‘TEA – Transtorno do Espectro Autista, a atuação pedagógica e a difícil tarefa de seu diagnóstico’ – que também vem ao encontro do Dia de Conscientização do Autismo.

Participaram acadêmicos e professores do curso, além dos palestrantes e convidados – intercâmbio que permitiu valorosa troca de ideias. A abertura da noite ficou por conta da apresentação musical do egresso e regente de corais, professor Marco Aurélio Tavares, acompanhado por seu aluno Ralf Ferreira, integrante do Coro Cênico Cia Schubert.

O objetivo da Aula Magna está em contribuir para a ampliação do conhecimento sobre assuntos atuais e as constantes transformações na profissão dos futuros educadores. “Neste ano, falando sobre o Autismo, esteve em nosso foco conhecer quais são as características presentes nas queixas dos professores para o encaminhamento de um diagnóstico preciso em crianças que demonstram algum comprometimento da ordem do desenvolvimento e da aprendizagem em sala de aula”, explicou a coordenadora do curso, professora Maria do Carmo de Oliveira Nogueira.

Em um formato de mesa redonda, o assunto da aula magna foi conduzido pela pedagoga Kessely Monteiro Gabriel Bitencourt e pela pedagoga e psicóloga e Sirlei Batista Franco Carvalho. “Ainda é necessário quebrar alguns paradigmas e estigmas sobre o autismo e, assegurar os direitos das pessoas diagnosticadas, pois as adaptações necessárias, em geral, passam por esferas de comportamento e sociocomunicação dos ambientes. O diagnóstico deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, pois a troca de experiência entre escolas e famílias que estão passando ou já passaram por situações semelhantes, fortalece e contribui para o melhor convívio com o diagnóstico”, enfatizaram as palestrantes.

Para a coordenação foi um momento muito enriquecedor para todos os envolvidos, que tiveram a oportunidade de ampliar conhecimentos acerca do tema, entender a importância dos processos de inclusão, as dificuldades enfrentadas pelos professores quando se trata de um encaminhamento para um diagnóstico, a análise das crianças e estratégias de suporte pedagógico para estudantes com autismo, enfim, uma discussão produtiva para a bagagem profissional de todos.

ESTÁ NA LEI

No Brasil, desde 2012, temos a Lei Berenice Piana, que define a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, assegurando políticas de inclusão. Até 2012, a legislação brasileira não era clara em relação ao autismo e muitas vezes impedia os portadores de usufruir de seus direitos.

SOBRE AS PALESTRANTES

  • Kessely Monteiro Gabriel Bitencourt é Pedagoga graduada Unipar; Especialista em Educação Infantil (pré-escola e alfabetização), pela Unipar; Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Iguaçu; Especialista em Autismo pela Faculdade Venda Nova do Imigrante; Atualmente é pedagoga na Secretaria de Estado da Educação, em Umuarama e coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Sapiens Colégio.

  • Sirlei Batista Franco Carvalho é Pedagoga graduado pelo Centro Universitário Internacional; psicóloga graduada pela Unipar; Especialista em psicopedagogia pela UNICENTRO; Especialista em Educação Especial pela Faculdade Iguaçu (ESAP; Especialista em Educação Infantil - Práticas em Sala de Aula pela Faculdade São Braz; Mestranda pelo Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, pela UEM; Atualmente é professora de Educação Especial na Secretaria de Estado da Educação do quadro próprio do magistério no Estado do Paraná.

Última atualização em 5 de Abril de 2022 às 08:39