Curso de Nutrição leva dinâmica à Escola Ivo Welter

Publicado em 1 de Setembro de 2023 às 10:52

Foco foi conscientizar sobre a importância da alimentação saudável e como os aspectos sensoriais são cruciais na promoção de saúde e bem-estar

Atividade em grupo reuniu alunos da Escola Municipal Ivo Welter, em Toledo. A dinâmica foi promovida pelo curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar, com o objetivo de explorar capacidades sensoriais e incentivar escolhas alimentares saudáveis. A supervisão foi da nutricionista Jéssica Kvieczynski e auxílio do farmacêutico Luciano Dourado.

A proposta incluiu três atividades. Iniciou-se estimulando o olfato e o paladar; vendadas as crianças experimentaram várias frutas sinalizando o produto. A equipe destaca que a experiência foi superpositiva, instigando a curiosidade e empolgando para as demais atividades.

Em outro momento, foi utilizada uma caixa misteriosa, desafiando as crianças a explorar os alimentos por meio do tato e a se familiarizar com a variedade de opções saudáveis. Para encerrar, todos degustaram uma salada de frutas.

“Tudo isso torna a alimentação mais interessante e prazerosa e também garante, de forma diferente, uma ingestão variada de nutrientes essenciais à saúde. A educação alimentar na infância é um tema pertinente, por trazer grandes impactos ao longo da vida”, enfatiza o grupo.

Segundo a nutricionista, ao longo do desenvolvimento do projeto, percebeu-se como essa abordagem pode ser uma ferramenta poderosa para incentivar escolhas alimentares conscientes e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das crianças.