Curso de Nutrição fala de prevenção de doenças crônicas

Publicado em 17 de Maio de 2023 às 11:57

Alimentação saudável e outros hábitos foram apontados para prevenir anemia, obesidade, diabetes, hipertensão, dislipidemia, doença renal e câncer

Uma ação preventiva e de conscientização de DCNT (Doenças Crônicas não Transmissíveis) foi realizada pelo curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo. As acadêmicas atuaram sob supervisão da nutricionista Jéssica Kvieczynski e do farmacêutico Luciano Dourado.

A ação aconteceu no laboratório de Análises Clínicas. Na sala de espera, as acadêmicas abordaram os pacientes de forma individual, orientando sobre quais alimentos evitar e quais preferir em casos anemia, obesidade, diabetes mellitus, hipertensão, dislipidemia, doença renal e câncer. Também entregaram material explicativo.

As doenças crônicas, segundo a Portaria nº 483, de 1º de abril de 2014, do Ministério da Saúde, são aquelas que apresentam início gradual, com duração longa ou incerta, que, em geral, apresentam múltiplas causas e cujo tratamento envolva mudanças de estilo de vida, em um processo de cuidado contínuo que, usualmente, não leva à cura.

A equipe falou sobre os principais grupos de DCNT, que envolvem doenças do aparelho circulatório, câncer, doenças respiratórias e diabetes.

E, alertaram: “Essas doenças têm em comum um conjunto de fatores de risco modificáveis, passíveis de ações de prevenção, como tabagismo, inatividade física, consumo excessivo de álcool e outras drogas, obesidade, dislipidemias e alimentação inadequada, com ingestão insuficiente de frutas e verduras”.

Os supervisores também enfatizam que a alimentação saudável é uma das principais aliadas à prevenção de doenças e à manutenção da saúde, englobando os aspectos nutricionais, culturais e sociais. “Atualmente, é comprovado, por meio de estudos, que o consumo insuficiente de frutas, legumes e verduras eleva o risco para as doenças crônicas”, destaca Kvieczynski.