Curso de Nutrição ensina a aproveitar de forma integral os alimentos

Publicado em 24 de Julho de 2023 às 09:09

Projeto foca na alimentação saudável com orçamento limitado, na prevenção de doenças e no reaproveitamento

O curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, chama a atenção dos usuários do Cras II com projeto sobre Alimentação Saudável. A supervisão é da nutricionista Jéssica Kvieczynski, com auxílio da tutora mediadora Jéssica Lagni, e parceria da Prefeitura de Toledo, por meio do Departamento de Segurança Alimentar - Cozinha Social.

O objetivo é destacar a importância dos hábitos alimentares para uma qualidade de vida saudável, enfatizando a possibilidade de comer bem e aproveitar integralmente os recursos disponíveis.

Os acadêmicos de nutrição falaram sobre as necessidades de uma alimentação balanceada e equilibrada, ressaltando a importância do consumo de alimentos ricos em fibras, vitaminas, nutrientes e alimentos in natura.

“Essas recomendações visam promover uma alimentação saudável para o bom funcionamento do organismo e prevenção de doenças relacionadas à má alimentação, entre elas obesidade, anemia, colesterol elevado, gastrite, diabetes e hipertensão”, afirma a nutricionista.

Entre os tópicos abordados estiveram: o aproveitamento de alimentos, a escolha de opções mais acessíveis financeiramente, PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e hortas domésticas, exemplificando formas para se ter uma alimentação saudável mesmo com um orçamento limitado.

Segundo Jéssica, a palestra visa conscientizar e incentivar as famílias a adotarem hábitos alimentares mais saudáveis, buscando melhorar sua qualidade de vida e bem-estar.

Os acadêmicos ainda elaboraram e disponibilizaram para cada participante um livro de receitas de aproveitamento integral dos alimentos e utilização de PANCs, reduzindo o desperdício e obtendo o máximo de nutrientes de cada ingrediente utilizado.