Curso de Nutrição desenvolve projeto sobre gestação

Publicado em 28 de Junho de 2023 às 11:29

Encontro teve como ênfase cuidados com as gestantes, amamentação e introdução alimentar, realizado no CRAS II, em Toledo

Projeto contemplou mulheres do Jardim Europa/América, população atendida pelo Cras II, em Toledo. Idealização foi do curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar, tendo por objetivo a conscientização e cuidados durante a gestação, amamentação e introdução alimentar.

A gestação é considerada uma fase especial para muitas mulheres, e o cuidado com o bebê que está sendo gerado deve ser constante. Conforme orientaram os acadêmicos, alimentação e hábitos saudáveis auxiliam a mãe a garantir uma gestação mais tranquila, prevenindo carências nutricionais.

“A alimentação na gravidez deve ser rica em cereais integrais, frutas, verduras, legumes, leites e derivados, além de carnes brancas e magras. Em contrapartida, deve ser evitada a ingestão de alimentos processados, frituras e alimentos crus”, frisaram.

Outro foco do projeto é possibilitar que a gravidez seja uma experiência positiva, uma fase em que a mulher deve receber cuidados que respeitem sua dignidade.

O grupo também ressaltou a importância de sempre buscar acompanhamento de profissionais especializados em cada uma das fases - gestação, amamentação e introdução alimentar. E, ainda, trabalhou a importância do aleitamento materno e grande parte dos fatores determinantes do desmame precoce e seu malefício.

Entre as referências sobre o assunto, os acadêmicos apresentaram dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), que garante que os bebês devem se alimentar exclusivamente de leite materno durante os seis primeiros meses de vida; podem ser amamentados continuamente até os dois anos de idade ou mais; e, a partir dos seis meses, o aleitamento materno deve ser complementado com diferentes alimentos seguros e nutritivos.

A ação foi supervisionada pela nutricionista Jéssica Kvieczynski, com auxílio da tutora mediadora Jéssica Lagni, e contou com a parceria da Prefeitura de Toledo, por meio da UBS do Jardim Porto Alegre.

A nutricionista explica que a introdução alimentar é um momento que gera muita ansiedade e expectativa, e ela deve acontecer de maneira lenta e gradual: “O sonho da família é o filho comendo bem, assim, é importante destacar que, no início, rejeições aos alimentos oferecidos são esperadas, pois a criança está entrando em contato com novas consistências, novos sabores e uma nova forma de se alimentar”.